.png?w=730)
Diego Ramos Foto: Divulgação
Diego Brites Ramos tomou posse em Florianópolis como presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) para cumprir a gestão de 2024 a 2026.
Na presidência da entidade, o executivo sucede ao empresário Iomani Engelmann, que esteve na posição por dois mandatos consecutivos, entre 2020 e 2024. Agora, Engelmann assume a presidência do Conselho Deliberativo da organização.
Ramos é CEO da Teltec, integradora catarinense de soluções de tecnologia da informação e comunicação, onde trabalha há 22 anos, tendo atuado também como gerente de vendas da companhia.
O executivo faz parte da Acate há quase uma década. Na associação, já foi diretor da vertical de nuvem e conectividade e cidades inteligentes e vice-presidente de relacionamento.
Atualmente, o profissional também é vice-presidente de sustentabilidade da Federação Assespro, associação empresarial do segmento de tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Ramos é pós-graduado em private equity, venture capital e investimentos em startups pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na Acate, o objetivo do novo presidente é transformar o estado em um player global de inovação até 2030, ampliar a internacionalização da tecnologia local e fortalecer laços com os governos estaduais e federal.
“Se por um lado temos a consciência de que hoje a tecnologia é a maior direcionadora do progresso mundial, por outro lado o nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer se quisermos aproveitar essa oportunidade tecnológica secular. Nossa referência precisa ser o mundo”, comenta Ramos.
Fundada em 1986, a Acate é a iniciativa do tipo mais importante em Santa Catarina e vem se posicionando nos últimos anos cada vez mais como um player nacional do segmento de inovação.
Um dos primeiros movimentos mais evidentes nesse sentido foi a abertura de um escritório em São Paulo, ainda em 2017.
Com mais de 1,8 mil associados e polos regionais espalhados por oito cidades de Santa Catarina, hoje a Acate abrange mais de 22 mil empresas de tecnologia que somam um faturamento anual na casa dos R$ 24 bilhões.