
Totvs terá presença direta no Rio Grande do Sul. Foto: Gov.RS.
A Totvs fechou a compra da sua franquia no Rio Grande do Sul, a TRS, por R$ 78,8 milhões.
Também conhecida como Totvs-RS, a franquia tem sede em Porto Alegre e filial em Caxias do Sul, atendendo 700 clientes e tendo obtido receita líquida de R$ 57,3 milhões em 2022.
“Com este movimento, a Totvs a a ter uma atuação direta na Região Sul do país, o que a permite acelerar a captura do grande potencial econômico desta região”, afirma a Totvs em nota distribuída a investidores.
O tema franquias não tem muita divulgação por parte da Totvs, que prefere se apresentar como um bloco único (o que faz sentido em termos de marketing e comunicação).
Mas o fato é que por trás do monopólio Totvs existe todo um ecossistema, que foi conformado ao longo das últimas décadas pelas aquisições que vieram a formar a gigante de software empresarial brasileira.
O JP Morgan estima que hoje 55% da receita da Totvs venha de seus canais próprios, e o restante das franquias.
A Totvs parece ter decidido por uma mudança de rumos.
Desde o início do ano ado, as franquias da Totvs caíram de 35 para 13 (já considerando a compra de TRS). Ainda em 2019, o número de franquias chegava a 52.
Algumas atendem nichos específicos e oferecem possibilidade de empreender para funcionários de carreira da Totvs.
Outras tem atuação regional são resultantes de fusões entre os canais da Datasul, Microsiga e outras empresas que em seu momento competiam no mercado de ERP e foram adquiridas pela Totvs.
A TRS é um caso desses. A empresa foi criada em 2010, como resultado de uma grande fusão que envolveu 20 sócios das duas franquias da Datasul e da Totvs anteriormente existentes no estado, além da operação local da Microsiga.
Dois nomes principais eram Nelson Uemura, proprietário da franquia Microsiga, e Luiz Azevedo, franqueado da Datasul no estado desde o começo dos anos 90. Uemura atua hoje como investidor e Azevedo seguiu liderando a Totvs-RS.