
Marco Di Costanzo, novo CTO da TIM Brasil. Foto: LinkedIn
A TIM Brasil acaba de promover o italiano Marco Di Costanzo, até então diretor de engenharia de rede da companhia, para o cargo de Chief Technology Officer (CTO).
Di Costanzo acumula duas agens pela operadora.
Na primeira, entre 1996 e 1998, ingressou como gerente de planejamento de rede em Roma, sendo responsável pelo planejamento de rede para projetos internacionais.
Em seguida, foi transferido para o Brasil, onde atuou como diretor de rede em Recife e em São Paulo, e ficou na empresa até 2003.
A segunda e atual agem veio em 2008, quando o profissional ou a trabalhar no Rio de Janeiro como diretor de rede móvel e ficou na posição por seis anos. Desde 2015, estava no cargo de diretor de engenharia de rede.
Em mais de 30 anos de carreira, o profissional também ou por empresas como M Elettronica e Enea, na Itália; Entel, no Chile; e Telecom, na Argentina.
Segundo o IT Fórum, no novo cargo na TIM Brasil, Di Costanzo supervisionará a inovação, desenvolvimento, construção e ativação da rede da operadora no país.
A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Itália e conta com mais de 50 milhões de clientes. Em 2022, a empresa listada na B3 e na NYSE teve uma receita líquida de R$ 21,6 bilhões, um crescimento de 19,5% sobre o ano anterior.