
Empreendimento da Tenda. Foto: Divulgação.
A Tenda, uma das principais incorporadoras com foco em habitação popular no Brasil, acaba de concluir a migração do seu software de gestão para o S/4 Hana, em um projeto entregue pelas consultorias Essence e Mignow.
De acordo com a SAP, a Tenda agora é a primeira empresa do setor da construção civil no país a adotar a última versão do ERP na nuvem.
A migração foi feita por meio do Rise with SAP, um programa da multinacional alemã voltado para facilitar a adoção do S/4 rodando na nuvem.
Algumas outras construtoras já tinham adotado o S/4, como a RFM (o projeto inclusive foi da Essence), mas não em cloud, o que é a grande aposta de futuro da SAP.
O projeto de migração demandou oito meses de planejamento e execução e um investimento superior a R$ 2 milhões.
Entre os destaques da transição está o o ao SAP Fiori 2.0, que oferece uma interface de usuário moderna e intuitiva com os sistemas da SAP.
“Com a migração para o SAP S/4 Hana, estamos focados em não apenas aprimorar nossa eficiência operacional, mas também em proporcionar uma experiência ainda melhor aos nossos clientes”, comenta Igor da Silva Gomes, CIO/CTO da Construtora Tenda.
As duas consultorias envolvidas no projeto têm papéis complementares.
A Mignow tem tecnologia para fazer a conversão automática de desenvolvimentos adicionais no SAP ECC (os famosos Zs, no jargão da área) para o S/4 Hana, prometendo um nível de automatização de 95%.
A empresa foi criada a partir da experiência com esse tipo de projetos da própria Essence, mas atua hoje de maneira independente, inclusive com outras consultorias SAP.
A Essence tem cerca 600 colaboradores, localizados na Zona Sul de São Paulo, atendendo 350 clientes ativos, em uma lista que inclui Lojas Americanas S/A, Evino, Plano&Plano, Via Varejo, Brookfield e Grupo Pão de Açúcar.
A Tenda é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3.
Com foco em habitação econômica, atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para as faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida, nos quais já vendeu 150 mil imóveis.