
Alejandro Ramos, novo country manager no Brasil da Telefónica Tech. Foto: Divulgação
A Telefónica Tech, braço de tecnologia da gigante espanhola de telecomunicações, contratou Alejandro Ramos como seu novo country manager no Brasil.
O executivo espanhol assume a operação a partir de janeiro de 2024, ocupando o lugar de Alberto Evandro Favero.
Ramos vem do El Corte Inglés, uma das maiores redes de varejo da Espanha, onde atuou como diretor global de segurança da informação (CISO).
Anteriormente, ou seis anos na Telefónica como CISO global, coordenador do CISO global e diretor de operações de cibersegurança.
Conforme a Telefónica Tech, o executivo irá desempenhar um papel fundamental na "prestação de serviços avançados de cibersegurança para os clientes globais”.
“O mercado de cibersegurança no Brasil oferece um enorme potencial de crescimento pela maior digitalização de suas organizações e pelo crescente volume de ciberataques globais. Contar com sólidas medidas de cibersegurança e com o aconselhamento de especialistas é fundamental para que as organizações possam enfrentar sua transformação digital com a maior proteção possível”, afirma Ramos.
A Telefónica Tech foi criada em uma reestruturação da Telefónica em 2019, para assumir as linhas de serviços digitais, como computação em nuvem, cibersegurança e internet das coisas.
No futuro, a expectativa é que essa filial possa abrir o seu capital.
Em 2022, a empresa comprou a Vita IT, uma integradora paulista de tecnologia especializada em hardware para data centers, para redes e equipamentos de segurança, para reforçar sua operação no Brasil.
No país, a Telefónica Tech desenvolve soluções para o segmento corporativo que comercializa por meio da Vivo. Atualmente, conta com mais de 300 funcionários e um Centro de Operações de Segurança (SOC) nas instalações da Vivo.
Globalmente, possui mais de 6,2 mil funcionários, sendo 5 mil profissionais de operações de cibersegurança e cloud, e um Centro de Operações Digitais (DOC) com localizações em Madrid e Colômbia.