ESCOLHAS

Tallis Gomes: "Não contrato esquerdistas" 614q5w

Fundador da Easy Taxi chama atenção com política de RH de viés político. 3q387

03 de julho de 2024 - 10:40
Tallis Gomes no Café com Ferri.

Tallis Gomes no Café com Ferri.

Não contratar funcionários “esquerdistas” é a “base da cultura” da G4, startup de educação corporativa fundada por Tallis Gomes, empreendedor conhecido por ter sido o criador da Easy Taxi, um dos maiores aplicativos de transporte do Brasil.

O comentário foi feito no Café com o Ferri, um podcast relativamente popular sobre finanças e empreendedorismo, com cerca de 80 mil s no YouTube.

Os comentários foram feitos na edição do último domingo, 26 de junho, mas viralizaram numa versão reduzida de dois minutos (o famoso “corte”) que viralizou no X ao longo desta terça-feira, 2.

“Eu não contrato esquerdistas; essa é a base da nossa cultura”, revela Gomes. “O ponto é o seguinte: esquerdista é mimizento, não trabalha duro, fica com esses negócios que parece todo mundo deve algo para ele”, agregou o CEO da G4.

Em outros pontos do corte, selecionados de uma entrevista de 1h30, Gomes retorna ao tema, afirmando que “não contratar esquerdistas” já resolve 90% dos problemas de RH de uma empresa.

Para Gomes, os empreendedores deveriam fazer uma “validação da visão de valor e de mundo” dos funcionários, para não acabar “sequestrado na própria empresa”.

“O que eu conheço de dono de empresa listada que vira para mim e fala: meu irmão, que inveja desse seu time aí. O meu time dá seis horas e cai a caneta. E se eu for falar algo, o RH já vem, o compliance já vem...”, comenta Gomes. 

Em outros pontos da versão editada da entrevista, Gomes descreve a rotina de trabalho na G4, que parece bastante intensa, com jornadas terminadas à 1h da manhã para recomeçar às 8h, e escritórios sempre cheios.

“Home office funciona sábado e domingo, de segunda a sexta tem que ir normal para o escritório”, comenta Gomes, dando sua visão de um dos debates favoritos do mundo do trabalho atual. 

Para o empresário, sem trabalhar entre 70 e 80 horas por semana é “impossível construir algo”.

Gomes é conhecido por ter sido um dos fundadores do Easy Taxi, um aplicativo de transporte criado no Rio de Janeiro em 2011 que teve uma trajetória rápida de crescimento nos anos seguintes, mas foi liderado pelo empreendedor até o final de 2014.

Depois, Gomes voltou à carga em 2016 com o Singu, uma espécie de Easy Taxi para profissionais de beleza como manicures e depiladoras, e depois, em 2019, com a G4 Educação.

Além das startups, outro negócio de Tallis Gomes parece ser a marca Tallis Gomes, com o empreendedor participando com frequência de todo tipo de eventos e podcasts, se destacando aqui e ali por alguma opinião menos politicamente correta.

Nessa nova linha, a participação no Café com Ferri parece ser a que teve mais repercussão até agora, pelo menos na versão editada (a entrevista completa teve cerca de 13 mil visualizações). 

Uma das postagens do corte foi feita pelo Sindpd, o influente sindicato de funcionários de empresas de tecnologia de São Paulo, e já alcançou até o momento mais de meio milhão de visualizações.

“Enquanto o mundo discute reduções e novos modelos de jornada, CEOs e empresários brasileiros insistem em modelos ultraados e esgotados”, aponta o sindicato em um tweet. “Em tempos de IA, automação, IOT e outras tecnologias disruptivas, será cada vez mais necessário avançar em jornadas menos exaustivas”, agrega o texto.

Vale destacar que a G4 não negocia com o Sindpd, mas com o Sindiesp, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas e Cursos de Informática do Estado de São Paulo.

  • Mais sobre:

Leia mais 59b1u

TRABALHO

Como as distrações afetam a sua carreira 3k1h2a

Há 352 dias
AÇÃO

SAP Labs recebe funcionários desabrigados l475c

Há 374 dias
PLR

Há 441 dias
CARREIRA

Ser chefe? Melhor não 32v1h

TRABALHO

Home office gera briga na Dataprev 6o3e4e

NORMAL

Corrida para os escritórios 1f4w31

BEBEDOURO

Meta: escritório 3x por semana 6x733w