.jpg?w=730)
Foto: pexels
A Surf Telecom, operadora virtual que presta serviços de telefonia celular, adotou a adotou a solução The Eye da Pinpoint para identificar falhas operacionais nos serviços de recarga.
A TheEye é uma plataforma de monitoração que usa um algoritmo único e une tecnologias como machine learning e inteligência artificial (IA).
Antes, as falhas no sistema só podiam ser detectadas por meio do aumento repentino no número de reclamações no call center da companhia.
Após a implantação, as falhas aram a ser identificadas em questão de minutos e reduziu o tempo de resolução de incidentes de um dia para menos de um hora.
A ferramenta realiza o cruzamento de dados e mapeia incidentes com desvios da operação e faz análises preditivas de ocorrências em sistemas e redes.
“Em 2019, tivemos um incidente bastante crítico, onde uma falha na operação de recarga só foi detectada oito horas depois. Não havia um sistema de monitoração que olhasse para todos esses problemas de recarga”, explica José Isern, diretor de TI da Surf Telecom.
A PinPoint foi fundada em 2009 por Saulo Britto e realiza monitoramento de infraestrutura, TI, gestão de redes e performance de negócios de clientes.
Britto atuou como CTO na Liberty Mutual Insurance, companhia americana de seguros, por quatro anos. Antes, trabalhou como também diretor de operações e tecnologia na DH&C Outsourcing, empresa de soluções de outsourcing, sistemas corporativos de comunicação e segurança.
No seu site, a Pinpoint lista mais de 400 organizações atendidas, sem revelar nomes. Em 2015, a empresa divulgou um grande projeto na Centauro.
A Surf Telecom é uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), que compra conectividade no atacado e revende como uma “white-label” para marcas se tornarem operadoras.
Ela possui clientes como Correios, Uber e Caras. A empresa também trabalha com chips para times de futebol, como Palmeiras, Fluminense, Santos e Vasco.