.png?w=730)
Ricardo Lepper Foto: Divulgação
A SoftExpert, multinacional catarinense especializada em software para gestão de processos de negócio, acaba de adquirir a maior parte do capital da Exeq, empresa portuguesa de TI voltada para a melhoria de processos, conformidade e governança corporativa.
O valor e os termos da transação não foram revelados pela companhia.
Sediada em Matosinhos, a Exeq foi fundada em 2010 e atua na automatização de processos de gestão de documentos e registros, processos de negócios, indicadores de desempenho estratégicos e operacionais, gestão de projetos, riscos, não conformidades e reclamações de clientes, auditorias e manutenção, entre outros.
De acordo com a empresa, a compra assegura todo o ciclo de venda, implementação e e das soluções SoftExpert no mercado português. O modelo de negócio permite a criação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para atender toda a região da Europa e África.
A transação marca a abertura da décima primeira unidade da catarinense, que tem a meta de operar subsidiárias em 20 países até 2030, com foco em regiões que apresentam maior potencial de mercado.
Segundo a companhia, Portugal era a escolha ideal devido ao ambiente econômico estável que oferece, pelo idioma e pela Softexpert já possuir uma carteira de clientes estabelecida no país.
Além disso, o território faz parte da zona do Euro, proporcionando o a um mercado de 450 milhões de consumidores.
“A aquisição da Exeq possibilita à empresa concretizar o objetivo de oferecer ‘Serviços as a Software’, combinando tecnologia e capital humano para atender demandas de compliance e automação de processos. A integração das equipes aumenta nossa expertise, beneficiando os clientes com serviços de maior valor agregado e impulsionando o crescimento econômico das operações na região”, pontua Ricardo Lepper, fundador e presidente da SoftExpert.
De acordo com o executivo, a união da companhia com negócios complementares permite à organização melhorar sua atuação e diferenciar seu portfólio.
Em atividade desde 1995, a SoftExpert conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes e 3 milhões de usuários em 50 países. Com 300 parceiros no mundo, possui alianças com marcas como AWS, Bakertilly, Deloitte, Kodak Alaris e DocuSign.
Entre os clientes da companhia, estão Bridgestone e Grupo Nueva Pescanova (da Espanha), TE Connectivity e Wika (Estados Unidos), Compagnie Ivoirienne d'Electricité (Costa do Marfim), Gedore (África do Sul), Natura, Sementes Jotabasso e Special Dog (Brasil), Secil, Luiz Simões, Banco BAI, FEHST, e Prifer.