
Ação de panfletagem do Sindppd-RS realizada no Tecnopuc. Foto: Sindppd-RS.
O Sindppd-RS decidiu em reunião esta semana por uma greve da categoria a partir da quinta-feira, 06, por tempo indeterminado, se na reunião com empresários e com o Seprorgs, marcada para a segunda-feira, 03, a entidade e empregadores não “apresentarem contraproposta que represente avanços”.
Como avanços, o sindicato define aumento real de 5% nos salários para 2013 e negociação da redução da jornada de trabalho para 40h semanais.
O Seprorgs oferece reajuste com base no INPC de 6,66% para 2011/2012 e de 5,99% para 2012/2013.
A campanha salarial 2011/2012 movida pelo Sindppd-RS, que pedia aumento real de 2%, aguarda julgamento na Justiça do Trabalho.
Na segunda-feira, 26, um grupo de sindicalistas fez um protesto em frente da entrada do estacionamento do Tecnopuc, em Porto Alegre, pelas reivindicações da nova campanha.
O Seprorgs alega que os salários já estão pressionados para cima pela falta de profissionais no mercado.
Entre reivindicações e propostas de acordo, o nível de reajuste em andamento voltou aos níveis demandados em 2010, quando o sindicato pedia 11% de aumento e levou 5,39%, equivalentes ao INPC do período.
A redução da carga horária, também requisitada de 44h para 40h, não foi aprovada.
De acordo com o Sindppd-RS, o piso salarial de um analista de sistemas com mais de um ano de trabalho na mesma empresa seria de R$ 2,1 mil.
A entidade também afirma que as negociações com o Seprorgs não resultam em aumento real há 11 anos.