
A escolha pela Nutanix se deu pela alta qualidade dos serviços de e pré e pós-venda. Foto: Divulgação/Sencinet
A Sencinet, integradora paulista de telecomunicações e serviços em nuvem, adotou a solução de nuvem privada da Nutanix, especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud.
Em outubro de 2021, a integradora concluiu a implantação de 17 nós da plataforma, somando à sua infraestrutura de operação de data centers, redes de fibra óptica e de satélites.
Segundo a empresa, a escolha pela Nutanix se deu pela alta qualidade dos serviços de e pré e pós-venda das áreas comercial e técnica da fabricante e devido às características de escalabilidade e flexibilidade da plataforma.
Um exemplo dessa flexibilidade seria a possibilidade de permitir o uso de mais de um hipervisors, o Acropolis somado aos de outros fabricantes, de acordo com a preferência do cliente.
Além disso, a plataforma permitiria a simplificação da gestão ao automatizar inúmeras atividades de TI, liberando os técnicos da Sencinet e dos seus clientes para se dedicarem a questões estratégicas e melhorias ao negócio.
Outro ponto destacado pela empresa é a facilidade em expandir serviços de nuvem privada com hardware Nutanix no data center da Sencinet de acordo com a necessidade do cliente.
Antes, o trabalho era feito em etapas e durava de 10 a 15 dias. Com a hiperconvergência, são necessárias poucas horas para a inserção de um servidor na plataforma.
Em relação à segurança, Danilo Silva, gestor de produtos de nuvem híbrida da Sencinet, destaca que as soluções específicas já embutidas, como o Nutanix Flow, permitem a micro segmentação como forma de neutralizar rapidamente uma ameaça.
Em caso de suspeita de ataque hacker a um cliente, por exemplo, é possível tirar aquela máquina da rede com poucos cliques e fazer uma análise forense do ambiente em um minuto ou menos.
Hoje, toda a parte de disaster recovery oferecida pela Sencinet é baseada em Nutanix.
Com a implantação, a integradora também conseguiu reduzir custos em energia elétrica e economizar espaço físico, ocupando um décimo da área que utilizava antes no data center.
Além disso, pôde acelerar em 50% o tempo de migração de serviços de infraestrutura na nuvem.
Com sede em São Paulo, a Sencinet possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá, quatro data centers e cinco teleportos, que compõem uma rede de satélites integrada.
Segundo a empresa, essa estrutura é capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina. A companhia é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países e conta com um portfólio de 400 clientes.
Listada na Nasdaq, a Nutanix foi fundada em 2009 e tem receita na casa de US$ 1,2 bilhão. Seu portfólio inclui clientes como Mercedes-Benz, Pay360, The Home Depot e Avast.