.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) confirmou ter sofrido um ataque cibernético que provocou interrupção e instabilidade no seu portal, que está em manutenção desde o último domingo, 27.
Sem informar a natureza ou extensão do incidente, a organização afirmou que apura as causas e trabalha pelo restabelecimento dos sistemas a fim de “remediar danos e responsabilizar os infratores envolvidos”.
O incidente afeta principalmente o o aos canais de atendimento e, por enquanto, os únicos em funcionamento são o 0800 e o WhatsApp.
Segundo o site CISO Advisor, especializado em cibersegurança, o ataque afeta todos os sites no domínio sebrae.com.br e da Agência Sebrae, dimensões que podem indicar uma contaminação por ransomware.
A empresa responsável pela “operação e monitoramento da solução de segurança da informação do Sistema Sebrae” é a ISH Tecnologia, líder nos segmentos de cibersegurança, infraestrutura crítica e nuvens blindadas.
No final do primeiro semestre de 2021, a companhia venceu uma concorrência no valor de R$ 149.914.775,16 para prestar o serviço pelo prazo de um ano.
O Sebrae é uma das nove instituições prestadoras de serviços do “Sistema S”, istradas de forma independente por federações e confederações empresariais dos principais setores da economia. Sua receita é de R$ 16 bilhões anuais.