Tamanho da fonte: -A+A f3m3k
O SAS acaba de contratar Moises Santos, executivo paranaense que já coordenou áreas de segurança da informação e prevenção de riscos em empresas como Redecard e HSBC, como especialista em Prevenção e Combate a Fraudes para Instituições Financeiras.
O executivo atuou na coordenação de Prevenção de Fraudes da Redecard de 2009 a 2012 e na gerência de Risco, E-Business e Prevenção de Fraudes do HSBC de 2006 a 2009, após atuar como analista de e do mesmo banco de 2003 a 2005.
Antes disso, também atuou na coordenação de risco e segurança da Conectiva.
Santos é graduado em Ciências da Computação pela UFPR com Pós Graduação em Segurança e Redes de Telecomunicação pela UTFPR e MBA pela FGV.
A contratação do paranaense faz parte de uma estratégia comercial do SAS de investir em conhecimento específico de indústria nos setores financeiros e de seguros, segundo divulgado pela empresa.
“Pretendo empregar meu conhecimento em combate às diversas fraudes bancárias, implementar e gerenciar estratégias de prevenção com nossas soluções, que atendem à demanda de todo mercado latino-americano”, destaca o especialista.
Segundo ele, o sistema financeiro brasileiro é particularmente “educativo” no quesito segurança, já que, por aqui, os fraudadores desenvolveram alta capacidade para entender, encontrar vulnerabilidades e se adaptar às novas tecnologias.
“A maneira mais eficaz de prevenção e combate é a adoção de práticas preditivas adas por soluções flexíveis, extremamente customizáveis”, destaca ele.
Segundo a Febraban, em 2011 as fraudes realizadas somente no meio eletrônico - Internet Banking – geraram prejuízos de R$ 685 milhões, 36% a mais do que em 2010.
No portfólio de soluções para combate a estas fraudes, o SAS oferece, por exemplo, o SAS Fraud Framework.
A ferramenta realiza análises de padrões, tendências de comportamento e de relações entre indivíduos, auxiliando na identificação de operações fraudulentas.
Além disso, também há a solução na modalidade de hosting, oferecida pelo Laboratório Analítico Avançado do SAS, localizado nos Estados Unidos.
“Isso evita altos investimentos em aquisição e manutenção de hardware por parte do cliente”, afirma Santos.