.jpg?w=730)
Clara Shih, general manager de Service Cloud da Salesforce. Foto: divulgação.
A Salesforce acaba de anunciar globalmente o Einstein GPT, sua tecnologia generativa de CRM de inteligência artificial proprietária, para fornecer conteúdo criado por IA em todas as vendas, serviços, marketing, comércio e interação de TI de clientes.
A solução ainda está em fase inicial de testes e a empresa não deu uma previsão de quando será disponibilizada para o público.
“Especialmente considerando o nosso approach de design ético em primeiro lugar, nós queremos ter certeza nos testes e validações antes de lançar o produto com disponibilidade total. Nós estamos empolgados, existem pilotos acontecendo em todas as nuvens”, explica Clara Shih, general manager de Service Cloud da Salesforce.
Para gerar as informações, o Einstein GPT será integrado ao ecossistema de parceiros e dados em tempo real da Salesforce Data Cloud, que unifica todas as informações de clientes de uma empresa, além das nuvens Tableau, MuleSoft e Slack.
Entre as possibilidades que a ferramenta permitirá, estão: gerar e-mails personalizados para os vendedores enviarem aos clientes; criar respostas específicas para os profissionais de atendimento responderem mais rapidamente às perguntas recebidas; e elaborar conteúdos direcionados para os profissionais de marketing para aumentar as taxas de resposta da campanha.
Além disso, a solução terá a capacidade de fornecer códigos automaticamente para desenvolvedores.
O primeiro piloto apresentado é o aplicativo ChatGPT para Slack, criado em conjunto com a OpenAI, startup americana por trás da badalada ferramenta.
Na prática, a solução explora a tecnologia de IA generativa do ChatGPT para trazer resumos instantâneos de conversas, ferramentas de pesquisa e assistência de redação para o Slack.
“O Einstein GPT é uma combinação da IA proprietária da Salesforce com modelos generativos. Como parte do nosso ecossistema, a OpenAI é o nosso parceiro inicial de lançamento, haverão outros na sequência”, esclarece Shih.
No futuro, os clientes terão a possibilidade de treinar os modelos de inteligência artificial com os seus próprios dados, trazendo eles para a Salesforce Data Cloud, bem como trazer seus próprios modelos generativos.
Além disso, a Salesforce Ventures, braço de investimento global da empresa, anunciou um fundo de investimentos de US$ 250 milhões voltado para startups de IA generativa.
O aporte será, inicialmente, em quatro empresas: Anthropic, Cohere.ai, Hearth, e You.com.