Tamanho da fonte: -A+A f3m3k
Equipe do Roda no 16º Congresso IBGC de Governança Corporativa. Foto: Divulgação.
Com o objetivo de atender as necessidades de governança corporativa em empresas brasileiras, foi criado em Santa Catarina o Roda. A proposta do sistema é ser o elo entre todos os stakeholders ligados a um negócio.
Atualmente, a empresa catarinense Zen S.A - negócio da família dos criadores do Roda - possui o sistema Roda funcionando. Além disso, existem cerca de 15 contratos em negociação. Em 2016, os sócios criadores do Roda esperam alcançar a meta de 100 clientes.
Os irmãos Roberta e Daniel Zen cresceram acompanhando as rotinas da multinacional e, a partir disso, avaliaram as falhas das empresas no relacionamento entre proprietários, conselho de istração, diretoria e demais partes relacionadas. O Roda foi criado depois de dois anos de estudo.
“No Brasil, o Roda não possui um sistema que concorre diretamente. O Roda atende aos três círculos da governança corporativa, que são: gestão, propriedade, família (ou sociedade). Os sistemas americanos encontrados aqui atendem às necessidades de apenas o círculo de gestão”, relata Roberta.
O sistema agrupa assuntos de interesse de diretores, conselheiros, acionistas e familiares, criando mecanismos de incentivo e monitoramento, para assegurar o alinhamento do comportamento dos executivos com os interesses dos acionistas.
O o é feito online e o Roda está disponível em aplicativo para iOS, Android e Windows Phone.
O Roda também é uma forma de gestão de documentos, uma vez que ao implantar o sistema a empresa precisa que todas as informações sejam atualizadas e catalogadas.
“Nós orientamos e oferecemos todo e. Depois disso, com uma navegabilidade bem simples, cada player segue a própria navegação. No Roda é possível confirmar reuniões, compartilhar arquivos, trocar informações”, comenta Daniel.
A Zen, empresa em que o sistema está operando, é uma indústria metalúrgica com 55 anos de mercado e quase mil colaboradores diretos. A companhia atua no mercado nacional e exporta para mais de 60 países.