.jpg?w=730)
Foto: Pexels.
O Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) colocou no ar uma plataforma para o reconhecimento de firma, procedimento que atesta a autoria da em um documento, ser feito de forma totalmente digital em todos os cartórios do país.
Segundo a CNN Brasil, o projeto teve início em 2020 devido ao isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 e faz parte de um processo de modernização solicitado por uma Medida Provisório estabelecida em 2021, conhecida como a MP do Cartório Digital.
“Com este lançamento, completamos a migração de 100% dos atos notariais para o meio digital, podendo, a partir de agora, o cidadão escolher entre ir a um cartório de notas ou fazer o serviço de forma eletrônica", explica Giselle de Barros, presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) ao CNN.
O projeto deve atingir mais de 100 milhões de pessoas que usam o serviço anualmente. O certificado é utilizado, por exemplo, na compra de imóveis e automóveis.
Desde 2020, os processos de divórcios, testamentos, inventários e as procurações também são feitas de forma totalmente on-line no Brasil.