.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Apple Developer Academy, programa educacional gratuito da big tech que visa oferecer ferramentas e treinamento para futuros empreendedores, desenvolvedores e designers, acaba de abrir 50 vagas no Tecnopuc, parque científico e tecnológico da PUCRS, localizado em Porto Alegre.
Para garantir uma vaga e receber a bolsa-auxílio oferecida pelo projeto, é preciso estar cursando graduação, mestrado ou doutorado. Com inscrições abertas até 21 de julho, o processo seletivo possui quatro fases.
Inicialmente, os candidatos participam de cursos de nivelamento em duas etapas, uma básica e outra avançada, entre 26 de julho e 22 de setembro. Depois disso, os selecionados am por uma avaliação técnica entre 27 de setembro e 6 de outubro.
Por fim, são feitas entrevistas para escolher os participantes finalistas do programa, que vão se especializar no perfil de programação (com foco em código, depuração e back-end) ou design (voltado para processos, interface e experiência do usuário).
Nesta edição, as aulas começam em fevereiro de 2025, com duração de dois anos. Ao todo, são quatro horas diárias de aula, cinco dias por semana.
O Academy Porto Alegre é um programa educacional criado em 2013 pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, PUCRS e Tecnopuc em parceria com a Apple, com a finalidade de capacitar alunos das mais diversas áreas para o desenvolvimento de produtos nas plataformas iOS, iPadOS, watchOS e tvOS.
Desde então, o programa foi expandido e hoje está presente em vários países, além de 10 lugares no Brasil. A cada edição, a iniciativa recebe uma média de mil inscrições.
Já o Tecnopuc abriga mais de 290 organizações, somando mais de 6,5 mil pessoas envolvidas.
Entre as empresas instaladas no campus, estão companhias de tecnologia, como Thoughtworks, HPE e Digicon, e centros focados no assunto de grandes organizações, como Sicredi e Marcopolo.