.jpg?w=730)
Foto: Giulian Serafim/PMPA.
A Apple vai contribuir com doações para o Rio Grande do Sul diante da crise climática que o estado vem enfrentando desde a semana ada.
É o que afirmou Tim Cook, CEO da multinacional, no X nesta última terça-feira, 7.
O anúncio de Cook foi feito logo após o executivo participar de um evento da Apple em que a companhia anunciou novos modelos de iPad e órios para o dispositivo.
No post, o executivo cita doações, mas não especifica o que será doado e quanto, apenas que a empresa fará “doações para esforços de socorro locais”.
Conforme o site Terra, essa frase já foi dita pelo CEO em outras ocasiões, como em 2003, quando o Marrocos, a Turquia e a Síria foram atingidos por terremotos, e em 2022, quando o Paquistão sofreu com enchentes.
Estima-se que, durante esses episódios, a empresa doou US$ 1 milhão, cerca de R$ 5 milhões na cotação atual.
O Rio Grande do Sul tem sido atingido por fortes chuvas desde o início da última semana. Na sexta, 3, uma barragem se rompeu, agravando a situação do estado. Até o momento, foram registradas 95 mortes, 131 pessoas desaparecidas e 372 feridas, de acordo com a Defesa Civil.
São mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas, das quais 159 mil estão desalojadas e mais de 48 mil acolhidas em abrigos temporários.