ESG

Positivo adota plástico biodegradável da ERT em embalagens 6q2l6j

Material vira adubo em até 180 dias e será usado, mensalmente, em cerca de 25 mil equipamentos da empresa. 4n146d

04 de junho de 2024 - 09:51
Nova embalagem da Positivo (Foto: Divulgação)

Nova embalagem da Positivo (Foto: Divulgação)

A Positivo, fabricante brasileira de PCs e celulares, anunciou que seus computadores arão a ser embalados com bioplástico 100% biodegradável e compostável da ERT, startup curitibana que produz o material a partir de cana-de-açúcar.

Como parte da iniciativa, a empresa estima que, mensalmente, cerca de 25 mil equipamentos das linhas Positivo e Vaio cheguem ao mercado envoltos pelo material que, ao ser descartado, vira adubo em até 180 dias.  

Segundo a companhia, a substituição do plástico comum, derivado de petróleo, pela opção biodegradável nas embalagens dos computadores evitará que mais de quatro toneladas de resíduo plástico sejam depositadas em lixões, aterros e oceanos, apenas no primeiro ano. 

“A substituição das embalagens de plástico comum é o primeiro o de um projeto para tornar os equipamentos produzidos pela Positivo Tecnologia cada vez mais sustentáveis, além de alinhados às melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado. Estamos avançando nas pesquisas de aplicação da resina produzida pela ERT e estamos animados com os resultados", diz Graciete Lima, responsável pelo Programa de Corporate Venture Capital da Positivo.  

Segundo a executiva, para o futuro, a empresa também pretende trocar os calços em EPS, uma proteção extra a produtos durante o transporte e armazenamento.

Fundada em 1989 em Curitiba, a Positivo fabrica computadores, notebooks, desktops e smartphones, entre outros eletrônicos. A empresa conta com quatro fábricas no Brasil, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan.

Já a ERT foi fundada em 2009 com a missão de substituir embalagens plásticas de origem fóssil por materiais compostáveis. A produção em escala industrial do biopolímero, a partir da fermentação da cana-de-açúcar, em Curitiba, se iniciou em agosto de 2021. 

Desde então, a empresa apresenta soluções em direção à economia circular e à sustentabilidade. Após investimentos que somam R$ 82 milhões, a ERT inaugurará, no segundo trimestre de 2024, uma nova fábrica, em Manaus. 

Leia mais 59b1u

CONECTIVIDADE

UP2Tech doa R$ 100 mil em roteadores para o RS 381z3x

Há 369 dias
AÇÃO

SAP Labs recebe funcionários desabrigados l475c

Há 375 dias
CHUVAS

Datacom vira refúgio na enchente d560

Há 383 dias
ATAQUE

Toyota investiga vazamento no Brasil 2x5xk

GOVERNANÇA

Osten Group aposta em gestão de ESG 1c3hg