
O Porto Itapoá firmou um acordo com SPRO para um projeto de implementação do SAP S/4Hana. Foto: Divulgação.
O Porto Itapoá, sexto maior terminal de contêineres do Brasil, firmou um acordo com SPRO para um projeto de implementação do SAP S/4Hana.
De acordo com a divulgação da empresa, o Itapoá será o primeiro do país e a primeira empresa de Santa Catarina a adotar o sistema da SAP.
O investimento em tecnologia faz parte do plano de expansão do terminal portuário, que busca aumentar a movimentação de 500 mil para 2 milhões de TEUs (contêiner de 20 pés) anualmente.
Com a adoção do S/4Hana, a empresa deixará de utilizar um sistema de gestão da Datasul.
“Para a escolha da nova solução, realizamos um processo de avaliação que levou cerca de seis meses. No final, decidimos entre quatro marcas principais: SAP, Oracle, Sage e Infor”, relata Sandro Martin, gerente de tecnologia e sistemas do Porto Itapoá.
O SAP S/4Hana será utilizado para gerenciar atividades de back-office, manutenção, RH e planejamento financeiro - em que também será utilizada a ferramenta SAP Analytics for Cloud.
A implantação das novas soluções será iniciada em fevereiro de 2018. O go-live do projeto está previsto para o dia 1º de janeiro de 2019.
No processo, a SPRO fará a integração da plataforma da SAP com sistema de operação de terminais Navis, utilizado globalmente pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga dentro dos portos.
Após a finalização do projeto, o Porto Itapoá terá cerca de 100 usuários trabalhando com o S/4Hana.
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011 e é um terminal privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. Inserido no município de Itapoá, em Santa Catarina, a empresa conta com aproximadamente 700 colaboradores.
A SPRO IT Solutions tem sede em Curitiba e filiais em Cascavel, ville e São José dos Campos.