VAREJO

Linx usará Azure da Microsoft 1916c

16 de novembro de 2017 - 15:06
Gilsinei Hansen.

Gilsinei Hansen.

A Linx, companhia brasileira especializada em software de gestão para o varejo, fechou um acordo com a Microsoft para usar a plataforma de computação em nuvem Azure da multinacional.

Em nota, a Linx afirma que o Azure a a ser a ”base para computação em nuvem e evolução tecnológica de seus produtos”.

“Com este movimento com a Microsoft, a Linx pode agregar com maior facilidade novas tecnologias como inteligência artificial e cognitiva, big data e internet das coisas, por exemplo, às suas soluções em cloud”, explica Gilsinei Hansen, vice-presidente de P&D da Linx.

Entre os softwares da oferta da Linx que podem ser beneficiados estão soluções de analytics, mobile, e-commerce e sistemas de gestão de pedidos (OMS, na sigla em inglês).

A parceria com a Microsoft é a maior tacada até o momento de Hansen, contratado em julho do ano ado pela Linx vindo da Totvs, onde era vice presidente de Sistemas e Segmentos e teve participação significativa na movimentação da nuvem da gigante brasileira de ERP.

Até agora, a Linx vinha sendo mais tímida que outros competidores ao falar de computação na nuvem.

Mesmo assim, em agosto de 2016 a empresa divulgou que os rendimentos com soluções em nuvem já representam quase 50% da receita recorrente. 

A empresa revelou na época que a migração para produtos de nuvem ocorre mais rapidamente em produtos periféricos do que em atividades centrais, como os sistemas de cobrança das lojas.

Em 2012, a empresa comprou a Microvix, uma empresa de software de gestão para varejo catarinense que tinha um produto já na nuvem e bastante experiência em desenvolvimento web.

O acordo é uma grande tacada para a Microsoft ampliar a participação do Azure como uma infra na nuvem para sistemas de gestão de empresas brasileiras.

A Linx ou incólume pela crise econômica, divulgando crescimentos de dois dígitos durante todo o perído.

No último trimestre, a receita operacional líquida foi de R$ 144,6 milhões, atingindo um crescimento de 17,2% comparado ao terceiro trimestre do ano ado.

A oferta de software da Microsoft no Brasil nesse segmento, com a linha de softwares de gestão AX, não tem grande penetração no país.

A solução é fechar acordos como esse com a Linx. Em setembro, a empresa anunciou uma parceria parecida com a Sofftek, visando nesse caso clientes dos sistemas da SAP.

A SGA e a AX4B, duas empresas brasileiras especializadas em software de gestão da SAP, já são parcerias da Microsoft e tem feito migrações de sistemas para o Azure. 

Leia mais 59b1u

RESULTADO

Receita da Linx sobe 17,2% no 3T17 t4041

Há 2760 dias
DATA CENTER

Symantec migra para nuvem da Azure 5c94x

Há 2780 dias
NUVEM

Peruzzo migra SAP para Azure 2k4z5y

Há 2766 dias
CARREIRA

Garcia, ex-PDG, assume TI da Linx 2n454w

E-COMMERCE

Linx compra ShopBack 701wa

CACIFE

Ex-Cnova é CFO da Linx 6f1z42

EXPANSÃO

Linx obtém R$ 167 milhões no BNDES 6j295p

NUVEM

​Loggi migra banco de dados para Azure 3a6n6y

NUVEM

Google tira executivo da Microsoft s2nh

DADOS

Deloitte tem falha gigante de segurança 6a3z13

INFRA

NUVEM

Softtek migra cliente SAP para Azure 6r3c4w