
IMAX chega a Porto Alegre. Foto: Marco A.F/divulgação.
Chegou ao estado a primeira sala de cinema com a tecnologia IMAX. O Cinespaço do shopping Bourbon Wallig, em Porto Alegre, abrirá o novo local nesta sexta-feira, 24, prometendo experiência de imersão nos filmes, com tela de 21m x 12m e 12 mil watts de luz para preenchê-los, além de dois projetores digitais, fabricados com tecnologia licenciada pela IMAX, empresa canadense detentora do formato.
O investimento foi de aproximadamente R$ 5 milhões de reais.
Para o som, também são 12 mil watts de potência, com som Dolby Digital distribuídos por três pontos na sala (efeito surround): à frente, junto à tela; nas laterais e ao fundo.
A sala, que possui 366 lugares, é a terceira do grupo Cinespaço em todo o país e abrigará sessões 2D e 3D. Ela inciará sua programação com os filme Velozes e Furiosos 6 e a pré-estréia do novo filme da série Star Trek, Into Darkness.
PROJETO
O projeto levou cerca de quatro anos para ser concluído, desde a criação de seu projeto de implantação, até a entrega. O local chegou cerca de um ano após a inauguração do multiplex do shopping, que conta com outras sete salas convencionais de exibição.
Conforme explica Adhemar Oliveira, o plano da sala IMAX estava no papel desde antes da inauguração do shopping, que fica na zona norte da capital gaúcha. No entanto, fazer uma obra deste tamanho não é assim tão simples.
Só para se ter uma ideia, esta é a oitava sala do tipo a abrir no país, com uma tecnologia que é praticamente toda importada. Segundo atesta Oliveira, os processos de instalação do sistema são acompanhados de perto pela IMAX.
"Não é simplesmente adaptar uma sala tradicional para abrigar esta tecnologia, como é possível com o 3D. Eles (da IMAX) tem um padrão de qualidade bem definido", frisou Oliveira.
Conforme o dono do Cinespaço, técnicos da empresa canadense supervisionaram cada um dos estágios da implantação. A última - e difícil etapa - foi o transporte e colocação da gigante tela, que foi transportada por duas carretas e movimentou uma equipe de mais de trinta pessoas.
"Desde o processo de desenho do ambiente, que é projetado especificamente para abrigar uma tela dessa magnitude, ando por várias avaliações e validações, até a implantação de fato, foi um longo caminho", itiu.
O acompanhamento da fabricante não restringe a isso. Os equipamentos estarão constantemente ligados à internet e, em caso de problemas, técnicos da própria IMAX poderão detectá-los imediatamente e intervir remotamente caso seja necessário.
IMERSÃO
Criada no final dos anos 60, em Montreal, a tecnologia IMAX surgiu como uma alternativa para aumentar o grau de imersão nos filmes, com telas cerca de quatro vezes maiores que o convencional.
Devido ao seu alto valor de custo, inicialmente a tecnologia ficou restrita a poucas salas de exibição e filmes mais segmentados, como documentários de curta duração.
Somente no final dos anos 90 foi que o formato foi levado aos cinemas comerciais. Fantasia 2000, da Disney, foi o primeiro longa-metragem de entretenimento lançado oficialmente para a tecnologia.
Atualmente, com sistemas de gravação digital de alta resolução, mais filmes estão recebendo o tratamento IMAX. Em todo o mundo, já são mais de 700 salas exibindo este formato.
Ao falar sobre a expectativa da chegada da nova sala à Porto Alegre - no sul, apenas Curitiba possui uma do tipo - Oliveira destaca que o boca-a-boca é a melhor propaganda.
"Não adianta eu aqui dizer que o IMAX é uma experiência incomparável em termos de imersão no filme. É preciso ver para conhecer. Comigo foi assim", afirma o executivo e cinéfilo, que trabalha no setor desde os anos 80 e ajudou a fundar, por exemplo, a rede Unibanco Arteplex.