
A Ortobom produz mais de 4 milhões de colchões ao ano. Foto: Divulgação
A Ortobom, fabricante paulista de colchões, migrou o Protheus, ERP da Totvs utilizado pela empresa, para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), em um projeto fechado diretamente pela multinacional americana.
De acordo com a companhia, a mudança para a nuvem veio em um momento de expansão e mudança de cultura. O objetivo era eliminar custos com hardware e atualizações constantes.
“Nosso principal sistema é o ERP, que é utilizado em toda a empresa e rodava na versão padrão do banco de dados da Oracle. Como fomos crescendo ao longo dos anos, precisávamos de uma infraestrutura que alavancasse nossas operações, pois o on-premise não era mais o suficiente”, explica Cesar Dupim, gerente de TI da Ortobom.
Segundo Dupim, a migração para a OCI trouxe ganhos como diminuição da latência, aumento da disponibilidade e segurança, além da redução de cerca de 60% em custos.
Outros ganhos incluem o tempo de istração do banco, que permite à equipe de TI pensar mais em estratégias do negócio, e a ampliação do home office, pois não há mais problemas com servidor físico na Ortobom.
Futuramente, a empresa espera investir em soluções de analytics e business intelligence para melhorar a gestão e avanços no e-commerce, além de otimizar as estratégias omnichannel nas lojas físicas da marca.
Fundada em São Paulo em 1969, a Ortobom possui 18 fábricas, com produção superior a 4 milhões de colchões ao ano e faturamento de R$ 8,6 bilhões.
A empresa possui mais de 60% do market share no país, com 260 mil m² de área fabril e mais de 36 mil pontos de venda, contando com cerca de 6 mil funcionários e produção de 220 produtos diferentes.
Presente no Brasil há 33 anos, a Oracle tem 30 regiões de nuvem no mundo. Deste total, 23 são comerciais e sete, governamentais, sem contar as diversas regiões dedicadas aos serviços de inteligência dos Estados Unidos.
Hoje, aproximadamente 70% da receita da empresa no Brasil já vem do mundo cloud. No portfólio da companhia, estão nomes como SKY, TIM e Sky.One.