
Felipe Nascimento Moura, Jaydson Gomes e César Paz. Foto: Divulgação
A ON2, uma empresa de desenvolvimento de software gaúcha, está criando uma plataforma de e-commerce para a Toyota da Argentina, com oferta de carros para o público final.
O projeto é uma evolução de uma plataforma entregue para operação do Brasil da gigante japonesa, no qual é possível consultar informações sobre modelos, ofertas, canais de vendas e relação de concessionárias (por uma questão regulatória, a Toyota não vende online no mercado brasileiro).
A ON2 já vinha atendendo a Toyota no Brasil há dois anos. A plataforma argentina será integrada com a brasileira.
Fundada em setembro de 2019 e sediada em Porto Alegre, a ON2 tem uma equipe de 15 pessoas e uma forte expertise técnica (a empresa fala em desenvolvimento de produtos “bleeding-edge, Web, open-source e open-standard”).
A prática mais comum no mercado seria a ON2 ser subcontratada por uma agência digital ou de comunicação de grande porte, responsável pela presença digital da Toyota.
“Estamos nos posicionando de uma forma diferente para evitar isso. Demos um by nessa camada. Atuamos como uma consultoria, mas também executamos o projeto que o cliente necessita. Isso nos torna mais competitivos”, avalia Jaydson Gomes, cofundador da ON2.
Gomes e o seu sócio, Felipe Nascimento Moura, são conhecidos pela sua atuação na BrasilJS, organizadora de uma concorrida conferência sobre a linguagem JavaScript, que na última edição atraiu mais de 2 mil pessoas.
Um terceiro nome completa a lista de fundadores, e provavelmente tem um papel importante na conquista de uma conta como a Toyota: César Paz, fundador da AG2, uma agência digital que se tornou conhecida pela atuação em projetos complexos com um viés técnico de desenvolvimento de software, muitas vezes para grandes corporações.
A AG2 foi adquirida em 2010 pela rede mundial de agências de propaganda Publicis. Paz saiu do dia a dia da operação e do cargo de CEO da empresa em setembro de 2015.
Depois, em janeiro de 2017, também deixou a posição de presidente do conselho da companhia.
De lá para cá, Paz desenvolveu a Ecosys, um “ecossistema de empresas nativas digitais”, com oito integrantes, 240 funcionários e um faturamento previsto de R$ 65 milhões para 2022.