COMEX

NTT Data compra Conexos 4j1z4c

Japoneses reforçam sua oferta de software fiscal para o mundo SAP. 4ey38

29 de setembro de 2023 - 04:27
Ricardo Fachin, CEO da NTT Data Business Solutions Brasil. Foto: Divulgação

Ricardo Fachin, CEO da NTT Data Business Solutions Brasil. Foto: Divulgação

A NTT Data Business Solutions, divisão da gigante de telecom japonesa focada em software empresarial, acaba de comprar a capixaba Conexos, uma das maiores empresas do país de software para comércio exterior.

Não foi revelado o valor da aquisição. Em abril, a NTT tinha dito que haviam duas negociações para aquisição em curso no Brasil, com um investimento total projetado em US$ 50 milhões.

A Conexos está no mercado desde 1998, tem cerca de 150 funcionários listados no Linkedin, uma sede em Vitória, no Espírito Santo, e uma filial em Itajaí, cidade catarinense que abriga um dos maiores portos do país.

O carro-chefe é o software de Global Trade Management (GTM) focado na ampla gestão do comércio exterior, desde a visibilidade na logística internacional até os controles mais complexos de desembaraço aduaneiro, regimes especiais, câmbio e tributação.

A empresa tem 300 clientes nos setores de varejo, trading, logística, indústrias e de commodities (a empresa não chega a abrir nomes no seu site).

Para a NTT Data, o GTM é um ótimo complemento para os softwares de gestão da SAP que são o forte da sua oferta, além da solução fiscal Guepardo. 

O Guepardo é um software desenvolvido pela FH, empresa paranaense que chegou a ser uma das maiores parceiras da SAP no Brasil e foi comprada pela NTT em 2019.

A Conexos já tinha um acordo com a NTT para oferecer uma versão integrada com o Guepardo, o que deve facilitar o trabalho conjunto daqui para frente. 

“É uma plataforma de gestão de alta performance, capaz de automatizar até 70% das rotinas dos principais operadores de comércio exterior. Como uma empresa única, agora combinamos nossa profunda experiência de maneira ainda mais forte, além de atrair mais clientes potenciais”, explica Ricardo Fachin, CEO da NTT Data Business Solutions Brasil.

A expansão geográfica para a América Latina é um objetivo futuro, pois o  software da Conexos, atualmente disponível apenas no Brasil, já está adaptado para empresas latino-americanas, com versões adicionais em espanhol e inglês.

MOVIMENTOS

A NTT já vinha dando pistas que iria focar mais no Guepardo. 

Em abril, a empresa contratou Mauro Bandeira, ex-gerente de vendas diretas da Avalara, para ser o seu novo diretor comercial.

Bandeira veio da Avalara, uma multinacional americana que tem soluções para a área fiscal. Ele também tem agens pela ALiZ e Thomson Reuters, outras duas grandes empresas da área.

Leia mais 59b1u

FUTURO

SAP lança co-piloto com IA 4qc2e

Há 606 dias
JUSTIÇA

Ex-Sonda é novo diretor da Softplan 36d34

Há 607 dias
ANTES DO VERÃO

Elgin: dois go lives em dois meses 1b3k23

Há 607 dias
DIGITALIZAÇÃO

Fey embarca no S/4 Hana 4e6b2

GUEPARDO

NTT Data tem novo diretor comercial 3y2f2q

REFORÇO

SAP: compra foca migração para S/4 2m4k14