DATA CENTER

Norte Energia tem hiperconvergência com VMware 2hg1l

Fechamento contábil diminuiu de 23 horas para 18 minutos. 701271

20 de janeiro de 2020 - 15:00
Companhia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Foto: divulgação.

Companhia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Foto: divulgação.

A Norte Energia, companhia responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, apostou na solução de hiperconvergência vSAN, da VMware, para o seu data center.

A solução foi implantada com o apoio da Unitech, integradora de soluções multiplataforma. 

Segundo a empresa, a vSAN minimiza a complexidade do gerenciamento e os custos associados a uma arquitetura tradicional de três camadas.

Para a Norte Energia, a mudança gerou a redução do tempo de fechamento contábil de 23 horas para apenas 18 minutos. Desta forma, o relatório contábil ou ser entregue aos acionistas no primeiro dia do mês.

Além disso, agora a Norte Energia consegue garantir a disponibilidade dos dados e a segurança de todas as informações da empresa com um consumo de energia um terço menor.

Uma replicação é feita de Brasília, onde é a sede da empresa, para Belo Monte a cada cinco minutos e, se o sistema para, a empresa continua produzindo energia normalmente. 

Anteriormente, a Norte Energia contava com duas soluções, uma de servidores e storage e outra de backup, além de vários fornecedores de TI. 

Segundo a empresa, a intenção principal com o novo software foi conferir mais agilidade aos processos, garantir a disponibilidade das informações por meio da replicação dos dados e unificar o e e manutenção, permitindo, assim, uma atuação mais estratégica da área de TI. 

“Com a diminuição da complexidade do gerenciamento por meio da padronização, automatização e consolidação das informações, amos a focar nossos esforços em novas tecnologias, atuando de forma mais estratégica", destaca Denis Sousa, gerente de recursos tecnológicos da Norte Energia.

Após os resultados, a Norte Energia planeja investir em soluções que auxiliem na virtualização das suas operações e já prevê processos de migração de parte das operações para a nuvem.

"Agora, a empresa poderá atingir seus objetivos de negócios e simplificar bastante o processo de aquisição, implementação e gestão do data center. Isso sem falar no principal atributo da tecnologia hiperconvergente: a previsibilidade, tanto financeira quanto tecnológica", conta Marco Milani, superintendente de auditoria interna da Norte Energia.

Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware oferta nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa. A companhia tem mais de 500 mil clientes globalmente, além de 75 mil parceiros.

A Norte Energia é liderada pela Eletronorte, responsável pelos estudos técnicos e ambientais da usina, a estatal Chesf e a Eletrobras, além de ser composta por oito outras empresas.

Juntas, elas istram a Usina Hidrelétrica Belo Monte, a maior usina 100% brasileira, produzindo cerca de 10% da energia de todo o país. 

Belo Monte foi um investimento de R$ 19,6 bilhões. Com o início dos estudos em 1975, a usina foi inaugurada oficialmente em novembro de 2019.

Leia mais 59b1u

NUVEM

Afilio migra para AWS 4dj3m

Há 1985 dias
SEDE

Mandic muda para GoWork 581w2o

Há 1999 dias
MODELOS

Dell adere ao tudo on-demand 5e1u6

Há 2015 dias
TRANSFORMAÇÃO

Mandic apoia Natura com métodos ágeis 711p48

MUDANÇA

Uma nova cara para a Commvault 635o33

INFRAESTRUTURA

Fiat Chrysler adota servidores Cisco UCS 6s3h2v

AMÉRICA LATINA

Lenovo Data Center tem novo diretor de canais 6r6d16

DESENVOLVIMENTO

Oi agiliza criação de ambientes com VMware 3t4j5s

NUVEM

UOL Diveo vende CloudHealth 595m1j

CENTER

Paschoalotto automatiza processos com VMware 399a