
Marcio Kumruian pensando em saídas. Foto: divulgação.
A Netshoes, varejista online de calçados e produtos esportivos, está avaliando um possível investimento interno de seus sócios para levantar o dinheiro necessário para uma nova capitalização para a empresa, que a por dificuldades financeiras.
Segundo destaca o Valor, a solução "caseira" está em discussão entre os sócios, e a solução pode ser um aporte de capital por parte dos fundos de investimento minoritários como Tiger Global Management (EUA), Temasek Holdings (Singapura), Kaszek (Argentina) e Iconic Ventures (EUA).
A mudança de estratégia coloca de lado o plano de venda da empresa. No mês ado, foi levantada a possibilidade que a varejista poderia ser vendida às multinacionais Amazon e Walmart, que estudavam uma possível aquisição.
No entanto, agora o plano parece ter mudado, e o cenário aponta uma capitalização dos atuais investidores, diluindo mais a participação do fundador e atual CEO da empresa, Marcio Kumruian.
Essa saída, segundo destaca a Exame, era a mais temida por Kumruian, já que corre o risco de ter sua participação diluída a ponto de perder o controle da empresa.
Isso precisa ser feito de maneira que a empresa consiga equilibrar a sua estrutura de capital em 2014, reduzindo níveis de endividamento que teriam aumentado no último ano.
Mesmo batendo a marca de R$ 1 bilhão de faturamento em 2013, a empresa continuou com sua operação do vermelho, falhando em atingir sua meta de conseguir lucrar pela primeira vez, fato que daria sinal verde para oferta pública de ações.
A Netshoes tem se financiado no curto prazo com antecipação de recebíveis de cartões de crédito em bancos. Há informações no mercado de que as despesas financeiras da empresa cresceram de forma mais acelerada em 2013, em relação ao ritmo de expansão em 2012.