
Gustavo Jobim. Foto: divulgação.
A Neoway, companhia especializada em data analytics e inteligência artificial, anunciou Gustavo Jobim como seu novo vice-presidente.
Jobim vem se dedicando, nos últimos 10 anos, a conselhos de istração em empresas como Suzano (da qual também foi CIO), Yuny Incorporadora, Fundo Garantidor de Créditos (FGC), Edenred Payment Solutions, Positivo Tecnologia e The Wharton School.
Antes disso, foi sócio da Brasilpar Investimentos, VP na Goldman Sachs nos Estados Unidos, cofundador da GPS Investimentos no Brasil (adquirida pelo Julius Baer) e empreendedor serial em várias fintechs.
O executivo é formado em istração pela Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA pela Wharton School, nos Estados Unidos.
Na Neoway, Jobim chega com a missão de conduzir a estratégia de dados, analytics e inteligência artificial para todo o ecossistema do mercado financeiro.
Segundo o novo VP, o negócio é considerado uma tendência global nas principais bolsas mundiais e a B3 está trabalhando para criar um grupo robusto neste setor.
“Nossa missão é ser o melhor e mais completo ‘data pool’ do mercado financeiro do Brasil. Sobre esta base de dados, teremos a condição única de gerar os melhores analytics e de ter o uso mais preciso da IA do nosso sistema financeiro”, afirma Jobim.
Fundada em 2002 pelo empreendedor Jaime de Paula, a Neoway oferece soluções baseadas em dados para diversos setores, como saúde, tecnologia e financeiro, tendo recebido aporte de grandes fundos como Accel Partners, Monashees e Temasek.
Em 2021, a empresa foi adquirida pela B3 por R$ 1,8 bilhão.
Na ocasião, o plano era investir R$ 200 milhões na companhia em quatro anos para alavancar as verticais de produtos que ela já tinha — sales e marketing, compliance, análise jurídica, prevenção a fraudes e gestão de crédito — além de criar novas soluções para o mercado de capitais.