.png?w=730)
Elon Musk, dono da Tesla (Foto: Depositphotos)
O bilionário Elon Musk está colocando em prática a xAI, uma startup focada em inteligência artificial generativa que deve concorrer com os badalados ChatGPT, da OpenAI, e Bard, da Google.
Em um de entrevistas do Twitter, uma de suas mais recentes e polêmicas aquisições, Musk disse que pretende fazer isso através de um modelo “bom” de inteligência artificial, a partir de algoritmos treinados para serem curiosos e trabalharem com informações verdadeiras.
A declaração parece ser uma alfinetada na OpenAI, empresa criadora do ChatGPT e da qual Musk participou da fundação e foi um dos primeiros membros do conselho.
Atualmente, a startup está sendo investigada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), que verifica se a empresa violou as leis de proteção ao consumidor do país, conforme reporta O Globo.
Em março deste ano, o empresário assinou uma petição apoiada por diversos executivos do Vale do Silício solicitando que os laboratórios de inteligência artificial suspendessem por ao menos seis meses o desenvolvimento de novos sistemas superiores ao GPT-4, software mais recente do ChatGPT.
Na época, o apelo afirmava que “sistemas de IA com inteligência competitiva-humana podem representar um profundo risco para a sociedade e humanidade, como mostrado por extensas pesquisas e reconhecido pelos maiores laboratórios de IA”, uma vez que poderiam “gerar profundas mudanças na história da vida na Terra e deveriam ser planejados e gerenciados com cuidados e recursos proporcionais”.
Segundo o g1, nesta época, Musk já havia estabelecido a xAI formalmente em Nevada, nos Estados Unidos, conforme aponta um registro corporativo do estado que listava o bilionário como diretor da empresa.
No mês seguinte, o executivo disse ao jornalista estadunidense Tucker Carlson que pretendia “criar uma terceira opção” de inteligência artificial.
Para o desenvolvimento, o empresário comprou uma grande quantidade de unidades de processamento gráfico (GPU), necessárias para a criação de programas de IA.
Com um patrimônio avaliado em US$ 244,3 bilhões, Elon Musk já é dono da Neuralink, desenvolvedora de implantes cerebrais; da SpaceX, que trabalha com voos espaciais; da Tesla, especializada em carros elétricos; e do Twitter.