DYNAMICS 365

Microsoft lança suíte de gestão 7t4z

Pacote tem pontos fortes, como o Office 365 e fracos, como o Dynamics AX. 212f70

07 de julho de 2016 - 10:19
Microsoft quer avançar no meio empresarial. Foto: Pixabay

Microsoft quer avançar no meio empresarial. Foto: Pixabay

A Microsoft vai empacotar numa só suite os seus produtos de sistema de gestão, relacionamento com os clientes, e-mail e comunicação num só pacote, batizado de Dynamics 365 e oferecido na nuvem.

A plataforma incluirá também ferramentas de análise de dados e visualização como Power BI e o assistente pessoal virtual Cortana, ambos da empresa.

Os produtos estarão disponíveis a partir do segundo semestre e terão conexão com a versão em nuvem do pacote Office, o Office 365. 

Assim, por exemplo, um representante de vendas pode enviar por e-mail a cotação atualizada de preços e informações armazenados no Dynamics sem sair do Outlook. 

A Microsoft também está introduzindo o AppSource, uma loja de aplicativos para o setor empresarial que começa com 200 apps de parceiros.

Analistas apontaram que o ponto forte da nova oferta é combinar dados do Dynamics CRM com o dados do ERP Dinamycs AX dentro da oferta da companhia.

A nova abordagem é uma ameaça para a SalesForce, líder no espaço de CRM, cujo produto muitas vezes roda integrado com tecnologia da Microsoft. 

Recentemente, a Microsoft já ou a perna na SalesForce ao adquirir por US$ 26,2 bilhões, o Linkedin, que deve servir como uma fonte de dados adicional para o CRM da empresa.

O ponto forte do novo pacote da Microsoft é o Office 365, suíte de produtividade na nuvem da multinacional.

Uma pesquisa do Garner divulgada em março apontou que  8,5% das empresas de capital aberto usam o Office 365, enquanto 4,7% delas estão com o Google Apps.

No cenário geral, a participação dos dois ainda é pequena, já que os 87% restantes usam soluções de e-mail em nuvem híbrida, hospedada ou privada, gerenciadas por fornecedores menores. 

O último movimento da Microsoft foi precedido pela decisão de começar a rodar o AX na nuvem em março.

O produto de ERP da Microsoft é o ponto fraco do pacote, com uma base de clientes pouco expressiva. 

Na ocasião, o Brasil não foi incluído entre os países nos quais o AX seria oferecido na nuvem, apesar da multinacional ter um data center por aqui.

Em termos de clientes, algumas organizações conhecidas usuárias da AX são a varejista gaúcha Colombo, Brasil Kirin e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

A pesquisa sobre o mercado de TI feita pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), uma das poucas fontes sobre participações de mercado em ERP no país, não chega a mencionar o produto da Microsoft em nenhuma das suas faixas.

Leia mais 59b1u

ERP

Dynamics AX agora na nuvem Azure 1t406p

Há 3363 dias
AZURE

Tenax adota Dynamics AX na nuvem 31x5j

Há 3294 dias
NEGÓCIOS

Microsoft adquire LinkedIn 2m171p

Há 3267 dias
FUTEBOL

Palmeiras usa CRM da Microsoft 6o1i1b

MONITORAMENTO

Tokio Marine adota AppDynamics 5f38e

HELP MOTORS

Webmotors: AXB4 para atendimento mz54

NUVEM

NGXit tem oferta cloud Azure 6f4s27

CARREIRA

Microsoft: novo VP para América Latina o336s

CONSULTORIA

Site ajuda a escolher ERP 2b3k3o