FUTURO

Memória molecular: HDs com capacidade mil vezes maior 2o4037


30 de janeiro de 2013 - 13:53
Sua memória aqui. Foto: reprodução.

Sua memória aqui. Foto: reprodução.

Cientistas do Massachussetts Institute of Technology descobriu uma nova forma de armazenamento de dados que pode levar a um novo tipo de dispositivo que poderá ser usado como um HD, mas capaz de armazenar até mil vezes mais informação.

Uma equipe internacional de pesquisadores do MIT está trabalhando em uma nova forma de produzir “memória molecular”, que armazena os dados em moléculas individuais.

Segundo destaca o IDGNow, esta descobert pode levar a tecnologia dos laboratórios para os data centers, e reduzir seu custo de fabricação.

A chave da descoberta reside em uma nova molécula, capaz de abrigar memória magnética com menos camadas de material. Ela foi desenvolvida no Insituto para Educação em Ciência e Pesquisas em Calcutá, na Índia.

As informações são guardadas nestas moléculas especiais, usando o estado magnético de cada uma delas para representar os zeros e uns dos dados binários.

Este novo tipo de memória tornariam os dispositivos de armazenamento mais leves, baratos e estáveis em temperatura ambiente.

Esta técnica pode armazenar mais informações em menos espaço do que o usado pelos HDs atuais. Neste novo método, é possível armazenar mil terabytes por polegada quadrada, mil vezes mais que o limite dos HDs atuais.

No entanto, a pesquisa ainda está nos seus estágios iniciais. Sistemas de armazenamento baseados na nova descoberta provavelmente não estarão no mercado em cinco anos, mas talvez em uma década, disse Jagadeesh Moodera, do MIT, que liderou a pesquisa.

As descobertas, publicadas na última quarta-feira na edição online do jornal Nature, devem iniciar muitos outros projetos para desenvolver substâncias similares e refinar o design, disse ele.

“Agora sabemos, até certo ponto, que direção seguir”, disse Moodera.
 

Leia mais 59b1u

CONVERGENTE

HP: solução em armazenamento por R$ 60 mil 5l1p4

Há 4541 dias
DE VOLTA PARA O FUTURO

Fita cassete: o futuro do storage? a5j2v

Há 4597 dias
RÁPIDO

EMC: data centers com armazenamento flash? 63h2q

Há 4544 dias
NO AR

Claro lança serviço de armazenamento na nuvem 6b344a

EM CURITIBA

Evento debate armazenamento e segurança 5df2v

Transcend: HDs portáteis de 1TB no BR 2w14t

Seagate produzirá HDs no Brasil 2c165y

Western Digital: HDs de 1TB made in Brazil 4b2uq

Seagate leva HDs da Samsung por US$ 1,37 bi 4q6z8

Digibras deve fabricar HDs no Brasil 31t2x

Digitron é parceira da WD em HDs 6i531z