IA

Marfrig adota Kinebot 4se3m

Ferramenta avalia o movimento humano durante o trabalho. 1g1k25

16 de agosto de 2023 - 12:09
A Marfrig possui capacidade de produção de 247 mil toneladas de hambúrgueres por ano. Foto: Divulgação

A Marfrig possui capacidade de produção de 247 mil toneladas de hambúrgueres por ano. Foto: Divulgação

A Marfrig, um dos maiores frigoríficos do mundo, adotou o software de inteligência artificial (IA) Kinebot para melhorar a ergonomia de seus funcionários no trabalho.

O projeto-piloto foi realizado em outubro de 2022 na unidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. 

Em julho deste ano, a ferramenta foi ampliada para as unidades de Alegrete, no Rio Grande do Sul; Bataguassu, no Mato Grosso do Sul; Chupinguaia, em Rondônia; Promissão, em São Paulo; e Tangará da Serra, no Mato Grosso.

Segundo a Marfrig, a empresa é a primeira do setor de carne bovina a utilizar a IA para essa finalidade. 

Na prática, a empresa grava o movimento dos funcionários no ciclo de trabalho e envia para a plataforma da Kinebot, que por meio de IA e sistema de visão computacional, avalia o movimento humano.

Na plataforma, a solução gera relatórios com dados sobre as análises dos movimentos ergométricos, personalizando e verificando os riscos ergonômicos de todos os postos de trabalho, como posturas não recomendadas, e propõe melhorias.

“Normas nacionais e internacionais recomendam parâmetros de amplitudes de movimentos corporais durante o ciclo de trabalho. Por isso a Marfrig decidiu, com ajuda da Inteligência Artificial, implantar as melhores práticas a fim de tornar a execução do trabalho mais confortável e evitar lesões”, diz Joseane Signore, coordenadora corporativa de ergonomia da Marfrig.  

Conforme a empresa, desde outubro do ano ado, a Marfrig já implantou cerca de 500 melhorias por meio da ferramenta.

O trabalho em frigorífico é especialmente duro do ponto de vista ergonômico, pela quantidade de movimentos repetitivos que os funcionários precisam fazer para produzir os diferentes cortes de carne para o consumidor final.

Segundo dados de sindicatos do setor, os funcionários das empresas do setor têm 4,26 vezes mais inflamações em músculos e tendões, e 7,43 vezes mais lesões no punho do que a média da população.

Fundada em 2000, a Marfrig possui capacidade diária de abate de mais de 30 mil bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como uma capacidade de produção de 247 mil toneladas de hambúrgueres por ano. 

No segundo trimestre de 2023, a empresa registrou receita líquida de R$ 32,5 bilhões. A companhia conta com mais de 30 mil colaboradores distribuídos em 31 unidades produtivas.

Já a Kinebot foi criada em 2019 em Curitiba e realiza a avaliação e gestão ergonômica para empresas de todos os portes com dois tipos de planos. Seu portfólio de clientes inclui o Mercado Livre, Hospital Sírio-Libanês, Hering, Tramontina, Cooper Aliança e Seguros Bolívar.

Leia mais 59b1u

NUVEM

CDL POA tem backup com Commvault 5o5xu

Há 646 dias
TELECOM

TIM aposta em gamificação com Digi 1n4hv

Há 646 dias
E-COMMERCE

Pague Menos descreve produtos com ChatGPT 5b223h

Há 647 dias
ENERGIA

BBCE expande APIs com Engineering Brasil 6511i

CONTATO

TIM atende clientes via Google 3d5m63

FUTURO

BB testa atendimento por holograma 6b6o2d