
A Marfrig possui capacidade de produção de 247 mil toneladas de hambúrgueres por ano. Foto: Divulgação
A Marfrig, um dos maiores frigoríficos do mundo, adotou o software de inteligência artificial (IA) Kinebot para melhorar a ergonomia de seus funcionários no trabalho.
O projeto-piloto foi realizado em outubro de 2022 na unidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso.
Em julho deste ano, a ferramenta foi ampliada para as unidades de Alegrete, no Rio Grande do Sul; Bataguassu, no Mato Grosso do Sul; Chupinguaia, em Rondônia; Promissão, em São Paulo; e Tangará da Serra, no Mato Grosso.
Segundo a Marfrig, a empresa é a primeira do setor de carne bovina a utilizar a IA para essa finalidade.
Na prática, a empresa grava o movimento dos funcionários no ciclo de trabalho e envia para a plataforma da Kinebot, que por meio de IA e sistema de visão computacional, avalia o movimento humano.
Na plataforma, a solução gera relatórios com dados sobre as análises dos movimentos ergométricos, personalizando e verificando os riscos ergonômicos de todos os postos de trabalho, como posturas não recomendadas, e propõe melhorias.
“Normas nacionais e internacionais recomendam parâmetros de amplitudes de movimentos corporais durante o ciclo de trabalho. Por isso a Marfrig decidiu, com ajuda da Inteligência Artificial, implantar as melhores práticas a fim de tornar a execução do trabalho mais confortável e evitar lesões”, diz Joseane Signore, coordenadora corporativa de ergonomia da Marfrig.
Conforme a empresa, desde outubro do ano ado, a Marfrig já implantou cerca de 500 melhorias por meio da ferramenta.
O trabalho em frigorífico é especialmente duro do ponto de vista ergonômico, pela quantidade de movimentos repetitivos que os funcionários precisam fazer para produzir os diferentes cortes de carne para o consumidor final.
Segundo dados de sindicatos do setor, os funcionários das empresas do setor têm 4,26 vezes mais inflamações em músculos e tendões, e 7,43 vezes mais lesões no punho do que a média da população.
Fundada em 2000, a Marfrig possui capacidade diária de abate de mais de 30 mil bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como uma capacidade de produção de 247 mil toneladas de hambúrgueres por ano.
No segundo trimestre de 2023, a empresa registrou receita líquida de R$ 32,5 bilhões. A companhia conta com mais de 30 mil colaboradores distribuídos em 31 unidades produtivas.
Já a Kinebot foi criada em 2019 em Curitiba e realiza a avaliação e gestão ergonômica para empresas de todos os portes com dois tipos de planos. Seu portfólio de clientes inclui o Mercado Livre, Hospital Sírio-Libanês, Hering, Tramontina, Cooper Aliança e Seguros Bolívar.