E-COMMERCE

Pague Menos descreve produtos com ChatGPT 5b223h

Projeto da agência Cadastra já utilizou IA para produzir conteúdo sobre 2,4 mil itens. 33t6u

15 de agosto de 2023 - 15:38
Pague Menos é considerada a terceira maior rede do setor no país (Foto: Divulgação)

Pague Menos é considerada a terceira maior rede do setor no país (Foto: Divulgação)

A Pague Menos, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, contratou a Cadastra, uma agência digital sediada em Porto Alegre, para descrever produtos em seu site por meio do ChatGPT, badalado chatbot de inteligência artificial da OpenAI.

O desafio da agência era produzir 2,4 mil conteúdos dos produtos oferecidos no e-commerce da rede, com informações claras sobre seus cuidados e utilização. 

“O objetivo do projeto é potencializar os conteúdos de descritivos de produtos de acordo com as necessidades apresentadas nas mais frequentes buscas no Google. Neste tipo de trabalho, o grande diferencial é justamente compreender essas necessidades e conectá-las a esses conteúdos em todas as etapas do processo de decisão e compra dos clientes”, conta Victor Rossini Magalhães, diretor de UX e SEO da Cadastra.   

Para escrever os textos de descrição, a Cadastra utilizou inicialmente a versão do ChatGPT 3, depois a 3.5 e, agora, está treinando um modelo próprio.

Neste processo, o chat da OpenAI apontava as principais dúvidas e questionamentos no ambiente digital de cada produto ou categoria, além de auxiliar na realização de pesquisas e personalização de conteúdo.

Além do ChatGPT, a agência também utilizou o Cadastra Agile Framework (CAF), seu modelo de gestão e entrega de projetos digitais, para formar um squad de conteúdo e mapear, por meio de análise de desempenho no Google Analytics e demanda de curva A (segmentação), quais produtos deveriam ser trabalhados de forma prioritária.

A partir das análises, foram desenvolvidas atividades como: entendimento sobre as buscas relacionadas às dúvidas desses produtos; definição de palavras-chave foco; esteira de produção e publicação dos conteúdos com apoio de IA e análise de desempenho e aprendizado para os próximos projetos. 

Como resultado, a rede aumentou em 48,8% as receitas oriundas de páginas de produtos, teve alta de 55% na captação orgânica de leads e ou de 50 mil palavras-chave na primeira página de resultados do Google para 115 mil. 

“Como um hub de saúde, precisamos interligar todos os pontos de contato ao consumo de conteúdo, garantindo assim a melhor experiência para nossos clientes. Quando associamos nosso conhecimento específico aos produtos e fornecemos informações confiáveis aos consumidores sobre o tema, possibilitamos que façam escolhas mais conscientes e adequadas, permitindo que suas expectativas sejam atingidas”, destaca Renato Camargo,  VP de clientes da Pague Menos & Extrafarma.

Sediada em Fortaleza, a Pague Menos é considerada a terceira maior rede do setor no país, presente em mais de 320 municípios de 26 estados e Distrito Federal, com 1,6 mil lojas e mais de 25 mil colaboradores.

A Cadastra nasceu no ano 2000 como uma agência de performance e hoje atua com serviços de agência digital, de consultoria e tecnologia. Atualmente, conta com cerca de 700 funcionários e 12 escritórios no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra.

Leia mais 59b1u

VAREJO

Pague Menos: outsourcing com Simpress 234e2f

Há 718 dias
VAREJO

Pague Menos: cibersegurança com Network Secure 3w142g

Há 1289 dias
VAREJO

Pague Menos: escala de trabalho com Moavi 631444

Há 1303 dias
FARMÁCIAS

Pague Menos migra para S/4 em 4 meses p2x3d

CONTRATAÇÃO

Ex-Unico é novo CTO da Pipo Saúde 422t3t

BRASÍLIA

Oliveira, ex-Canoastec, assume Datasus 533f73