.png?w=730)
Rogério Freitas (Foto: Divulgação)
A Lynx Tech, espanhola de tecnologia que usa IA para detectar e prevenir fraudes e crimes financeiros, contratou Rogério Freitas para comandar a operação brasileira da empresa, como parte do plano de expansão dos negócios na América Latina.
Com mais de 30 anos de carreira, o executivo vem de uma jornada de 11 anos e meio na OneSpan, uma multinacional americana especializada em contratos eletrônicos, onde atuava como diretor de engenharia de vendas para a América Latina e Brasil.
Entre 1999 e 2001, o profissional se dedicou à EverSystems como diretor de TI. Antes disso, foi líder de projetos na EDS, gerente de TI no Banco Chase Manhattan e no Banco da Bahia.
Bacharel em ciência da computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o executivo também possui uma graduação em engenharia elétrica e eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
No Brasil, a Lynx Tech pretende fornecer tecnologias baseadas em IA e machine learning para melhorar estratégias de detecção, prevenção e mitigação de infrações que envolvam lavagem de dinheiro em todos os grandes bancos e adquirentes do país.
Segundo Freitas, a meta para 2025 é fortalecer ainda mais a posição da empresa na região por meio da oferta das soluções de ponta em tempo real.
Baseada em Madri desde 2023, a Lynx Tech já processou mais de 66 bilhões em pagamentos e transações em todo o mundo. Entre seus clientes estão Cielo, PagoNxt, Santander e B.
A empresa está presente em mais de nove países e processa mais de 1500 transações por segundo. Ao todo são mais de 300 milhões de usuários protegidos por sua tecnologia anualmente.
Entre seus serviços estão prevenção de fraude, rastreio de transações, inteligência artificial, machine learning, monitoramento comportamental, prevenção de crimes financeiros, gerenciamento de riscos e monitoramento de transações.