(2).jpg?w=730)
Tatiana Fonseca, nova VP de operações da Lumen para América Latina. Foto: divulgação.
A Lumen Technologies, operadora de telecomunicações que anteriormente se chamava Century Link, anunciou a contratação de Tatiana Fonseca como vice-presidente de operações da empresa para a América Latina.
A executiva substitui Ernesto Curci, que, após 12 anos, decidiu deixar o cargo ao se aposentar.
Fonseca vem da TIM, onde atuava desde 2013, mais recentemente como diretora sênior de operações de TI e rede da empresa no Brasil. Ao longo de 24 anos de carreira, também ou por companhias como Oi, Getnet e Claro.
A profissional é graduada em engenharia eletrônica e de telecomunicações pela PUC-MG, pós-graduada em gestão de negócios/TI pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral.
“Iniciar o ano com um novo desafio para mim é um privilégio, ainda mais em uma empresa com a trajetória da Lumen na América Latina. Mais do que nunca o mercado de tecnologia está dinâmico, com as empresas buscando as oportunidades dos meios digitais. Liderar a operação da plataforma Lumen neste cenário é um desafio que me encanta”, afirma a nova VP.
Anteriormente chamada de Century Link, a Lumen adotou o nome atual em 2020. A companhia atua nas áreas de conectividade, edge computing, segurança, colaboração e arquitetura de aplicações em nuvem. Com clientes em mais de 60 países, possui cerca de 720 mil km de rotas de fibra.
Em julho de 2021, a operadora vendeu sua operação na América Latina para o fundo de investimentos Stonepeak por U$ 2,7 bilhões, gerando uma empresa com atuação independente na região.
A nova operação, chamada por enquanto de “Nova Empresa LATAM”, é sediada nos Estados Unidos e mantém uma "relação estratégica" com a Lumen, que continua a atender os clientes em comum na região.