
Saguão do aeroporto está alagado. Foto: Reprodução/AeroEntusiata/Twitter
Diversas companhias aéreas estão cancelando até a próxima sexta-feira, 10, todos seus voos para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que está alagado devido às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
No último sábado, 4, a pista e os pátios do terminal aéreo do aeroporto ficaram cobertos por água, segundo a Uol. Diante da piora da situação, a decisão poderá ser prorrogada pelas empresas aéreas.
Apesar de ter cancelado os voos para Porto Alegre, a Latam Airlines, por exemplo, segue operando em Caxias do Sul e em o Fundo.
A companhia afirma oferecer flexibilidade comercial para quem possui voos até domingo, 12, sem multa ou diferença tarifária, sob a possibilidade de reembolso.
A Gol, por sua vez, diz que os clientes terão até 31 de maio para remarcar seus voos para a capital.
Já a Azul, suspendeu suas operações para a capital até quinta-feira, 9. A empresa pede que seus clientes fiquem atentos ao envio de atualizações por SMS, e-mail e WhatsApp.
No momento, a Fraport, concessionária que istra o Salgado Filho, afirma estar em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para controlar a situação.
Inaugurado em 1940, o Salgado Filho é o aeroporto internacional da capital gaúcha, sendo o nono mais movimentado do país. No ano ado, desembarcaram na cidade mais de 82 mil ageiros vindos de outros países.
O aeroporto foi responsável por tornar o Rio Grande do Sul a terceira maior porta de entrada aérea para turistas do país, com mais de 3 milhões de entradas no total.