
Matte Leão é um clássico brasileiro. Foto: Léo Braga / Estúdio Tango
A Leão Alimentos e Bebidas, dona das marcas Leão e Matte Leão, adotou a solução fiscal da Solutio para atender a novas regras da receita para dados relacionados às contribuições sociais e previdenciárias das empresas.
A chamada “série R4000 da EFD-Reinf”, inclui dados da Imposto de renda retido na fonte (IRRF); Programa de Integração Social (PIS); Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Nessa época, a Leão utilizava uma solução que atendia apenas parcialmente a obrigatoriedade, gerando muito trabalho manual e necessidade de correção dos dados armazenados.
Com a tecnologia da Solutio, a Leão reduziu de quatro dias para seis horas o tempo de entrega dos dados.
“Após promover uma concorrência com três empresas de tecnologia, escolhemos a Solutio como fornecedora porque já tem aplicações comprovadas para regulamentação fiscal brasileira, inclusive dentro de outras unidades do grupo Coca-Cola, o que nos ou confiabilidade”, explica Leandro Messias, supervisor fiscal da Leão Alimentos e Bebidas.
A Leão faz parte da Coca Cola faz algum tempo: a primeira participação da gigante de bebidas foi adquirida ainda em 2007, com o controle total sendo comprado mais de 10 anos depois, em 2018.
No período de um mês, a Solutio realizou a implementação, no sistema ad-on, da solução SAP Total Compliance, que atende todas as demandas impostas pelo fisco ao contribuinte brasileiro nas três esferas governamentais (federal, estadual e municipal).
A Solutio foi fundada por Flávio Ortencio, que nos anos 1990 fundou a Soft Team, outra companhia especializada em soluções fiscais, comprada pela Totvs em 2007 (e revendida para a Sonda em 2010).
A nova empresa foi fundada em 2012 como parte da operação da Complex, uma parceira SAP brasileira comprada pela multinacional indiana TechMahindra, e atua de maneira independente desde 2015.