GOVERNO

Novo secretário fez carreira na UFRGS e é um nome conhecido na comunidade acadêmica. 6q3u32

21 de dezembro de 2018 - 13:18
Luís da Cunha Lamb, pró-reitor de Pesquisa da UFRGS.

Luís da Cunha Lamb, pró-reitor de Pesquisa da UFRGS.

Luís da Cunha Lamb, pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, será o titular da secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul do novo governo Eduardo Leite (PSDB).

O nome foi anunciado nesta sexta-feira, 21. Com a medida, a secretaria de C&T volta a existir, depois de ter sido fundida com a de Desenvolvimento pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) em 2015.

Em meio ao panorama de crise fiscal no estado, a política para a área de ciência sumiu do mapa.

Lamb é um nome conhecido na comunidade acadêmica gaúcha, tendo assumido o comando da pesquisa na UFRGS em setembro de 2016.

O pesquisador é um “prata da casa” na UFRGS, tendo sido o primeiro graduado do curso de Informática da instituição a assumir o comando do Instituto de Informática, ainda em 2011.

Antes, foi vice-presidente por cinco anos. Egressos do Instituto já fundaram mais de 100 empresas, algumas delas entre as maiores do segmento de TI do Rio Grande do Sul.

Lamb é professor titular da UFRGS e tem mestrado em computação pela UFRGS e PhD pelo Imperial College London.

A secretaria de Ciência e Tecnologia foi criada em 1995, e, na maior parte do tempo é ocupada por políticos, muitas vezes como prêmio de consolação. 

A média de permanência dos secretários à frente da pasta é de apenas 14 meses, o que, para uma pessoa pouco familiarizada com a área, significa ter tempo de conhecer algo do jargão, fazer algumas reuniões e partir.

Lamb é um dos casos recentes de secretários oriundos da área e ciência e tecnologia a assumirem a pasta. O outro é o de Cléber Prodanov, que era pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Feevale quando foi convidado para o cargo no governo Tarso Genro (PT).

Prodanov foi uma exceção à regra e permaneceu na pasta durante todo o governo, entre 2011 e 2015. Depois de sair, voltou à Feevale, onde assumiu o cargo de reitor em maio de 2018.

A secretaria de Ciência e Tecnologia tem um orçamento pequeno, dependendo para o seu sucesso da capacidade do comando em buscar verbas e articular as instituições de ensino e pesquisa do estado.

Lamb assume em um momento em que as universidades do estado estão em alta, tendo participado diretamente de um alinhamento inédito entre UFRGS, Unisinos e PUC-RS para promover o ecossistema de inovação em Porto Alegre.

Leia mais 59b1u

FUTURO

Tudo sobre o Instituto Caldeira 2b4r66

Há 2347 dias
REGRESSO

Susana Kakuta será CEO do Tecnosinos 93b6a

Há 2363 dias
INOVAÇÃO

Agibank, RBS e Sicredi apoiam pacto 413q10

Há 2376 dias
ABERTO

Lamb palestra sobre IA na uMov.me Arena 1z5p51

UNIVERSIDADE

Lamb recebe Prêmio Pesquisador Gaúcho 2pv6y

INOVAÇÃO

Oracle abre unidade no Tecnopuc 283050

MERECIDO

Audy recebe Ordem do Mérito Científico 1g76i

PORTO ALEGRE

Aliança para Inovação está bombando 3m693f

EDUCAÇÃO

Prodanov é o novo reitor da Feevale 6u3b67

CIDADES

Uma chance para Porto Alegre 1t3x5r