ERP

Ingram é distribuidora da Infor 1u1c16

Multinacional americana aposta em distribuidora para aumentar venda indireta. 6e2y1x

14 de setembro de 2020 - 10:26
Infor tenta abordagem inédita no Brasil com a Ingram. Foto: Divulgação.

Infor tenta abordagem inédita no Brasil com a Ingram. Foto: Divulgação.

A Infor acaba de fechar um contrato com a Ingram, tornando a empresa a primeira distribuidora da multinacional de sistemas de gestão na América Latina.

Pelo acordo, os canais ligados à Ingram poderão vender software de gestão de ativos, armazéns, controle de orçamento e os sistemas de gestão da Infor (para quem gosta de siglas de três letras em inglês: EAM, WMS, EPM e ERP, respectivamente).

“Ainda existe bastante espaço para crescer em TI no mercado brasileiro, e a Ingram Micro nos ajudará a ampliar nossa cobertura no país e a fazer negócios com o setor público”, afirma Volker Lafrenz, vice-presidente e gerente geral da Infor Latam.

Para Marcelo Kempinski de Medeiros, senior channel manager da Infor, a Ingram será um “multiplicador para alcançar verticais específicas por indústria em todo o país”.

Hoje a Ingram Micro Brasil distribui soluções de mais de 100 grandes marcas, sendo cerca de 50 de software. 

Empresas de software de gestão empresarial, no entanto, normalmente constroem e controlam todo o seu canal de vendas indiretas. Acordo com grandes distribuidoras como a Ingram não são comuns.

Mas o fato é que vendas indiretas nunca foram o forte da Infor no Brasil.

Em 2011, elas representavam 25% do total e a empresa tinha a meta de subir elas para 50% em três anos. 

Não se sabe se essa meta foi atingida ou não. Questionada sobre o tema canais, a Infor disse por meio da assessoria de imprensa que continuará atuando diretamente com canais que já estavam em seu ecossistema antes de a parceria com a Ingram Micro e/ou por “questões estratégicas”.

A empresa disse que não abriria o número de canais brasileiros, porque a Infor não abre números regionais.

Em 2011, eles a empresa abria essa informação: ela tinha então 15 canais, 14 deles no nível de entrada e apenas um no nível mais alto. 

No quesito vendas diretas, a Infor também andou fazendo ajustes na estrutura brasileira, incluindo a extinção do cargo de country manager no país, um cargo de alta rotatividade nos últimos anos.

No começo do mês a empresa anunciou Waldir Bertolino, ex-gerente de vendas da Totvs, para diretoria de vendas da Infor no Brasil, focado nas vendas diretas.

O diretor de vendas responde diretamente para Volker Lafrenz.

No final de 2016, o Koch Equity Development, braço de investimentos da gigante industrial americana Koch Industries, investiu US$ 2,5 bilhões na Infor.

A Infor é forte no segmento industrial, incluindo algumas empresas do grupo Koch. 

Analistas apontaram que o negócio faz parte de um esforço da Koch em se transformar em uma empresa mais digital, à exemplo do que está fazendo a GE.

A Koch Industries é o segundo maior grupo de capital fechado dos Estados Unidos, com faturamento de US$ 115 bilhões e negócios em petróleo, petroquímica, energia, minério e celulose. 

Se fosse uma empresa aberta, a Koch estaria na 17ª posição no Fortune 500.

Leia mais 59b1u

ESTRADA

BBM Logística adota S/4 Hana 5r2755

Há 1734 dias
VAREJO

Lojas CEM aposta no S/4 Hana 46y5i

Há 1738 dias
ESCOLHAS

TEC compra ERP Select 4x3b1h

Há 1738 dias
VAREJO

Grupo Guararapes compra SAP S/4 Hana 35q3z

INVESTIDA

Valid entra em ERP para prefeituras 1a5l46

SEGURANÇA

Falha no NetWeaver expõe sistemas SAP 36654h

ELEVE

Totvs ataca mercado de startups de ERP 5m3h6m

AGRO

Planfer usa ERP da Siagri 302ib

GESTÃO

Solinftec adota B1 com Seidor 5q6w41