Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

Brasil é o maior participante da Copa do Mundo da Computação. Foto: Fifa.com
O Brasil é o país com o maior número de finalistas representantes na etapa mundial da Imagine Cup, a Copa do Mundo da Computação da Microsoft.
Este ano, são 15 brasileiros que participarão da final mundial do torneio, formando a maior delegação com seis times classificados.
Os jovens concorrerão a prêmios que somam US$175 mil dólares que serão entregues no dia 10 de julho em Sydney, na Austrália.
A Imagine Cup desafia os concorrentes a criar soluções tecnológicas como softwares, games, aplicativos para dispositivos móveis. A competição é dividia em várias categorias com base nas 8 metas do milênio estabelecidas pela ONU.
Das seis equipes brasileiras na final mundial, três delas já estão entre as três melhores do mundo nas categorias Windows Azure, Windows Metro Style App e Kinect Fun Labs Challenge.
Lista dos projetos nacionais:
Categoria Projeto de Software
Equipe Digital Mangue da POLI-UPE e UFPE (Recife, PE): com o projeto First Care System que é um sistema completo de monitoramento em tempo real realizado por meio do dispositivo FirstCareDevice, ferramenta de baixo custo que potencializa o trabalho das equipes médicas.
Categoria Game Design XBOX/Windows
Equipe The Doers da Universidade Positivo (Curitiba, PR): com o jogo Do More (em português, “Faça Mais”) é possível controlar uma organização que ajuda no desenvolvimento de várias cidades ao redor do globo. É possível observar os problemas da cidade, analisar o que está errado e, depois de o problema ser detectado, tomar uma ação e resolvê-lo.
Categoria Game Design Phone
Equipe Monkey Pepper da UNESP (Bauru, SP): o Little Changes é um jogo de aventura formado por diferentes mini games, cada um com sua própria mecânica, jogabilidade e desafios. O jogo conta a história da família Little, que ao retornar de uma perfeita viagem ficou surpresa ao ver o contraste entre os lindos lugares que visitaram e a sua cidade tão mal cuidada.
Windows Azure Challenge e Windows Metro Style App Challenge:
Equipe Virtual Dreams da Unicamp/Poli (Campinas, SP): com o Projeto Eureka, um sistema de criação e compartilhamento de aulas interativas, que traz uma experiência imersiva e motivadora para os alunos. O time já está entre os três melhores do mundo nas duas categorias, com o mesmo projeto.
Kinect Fun Labs Challenge:
Equipe Virtual Dreams da Unicamp/Poli (Campinas, SP): a equipe também está entre as três melhores do mundo nesta categoria com o projeto Fusion4D que é uma interface 3D inovadora que permite aos usuários interagir com os objetos virtuais 3D como se estivessem realmente em suas mãos. O usuário só precisa usar comandos de voz e as mãos para manipular os objetos.