ESPAÇO

iFood organiza trabalho híbrido com Deskbee 2r5k2i

Ferramenta permite reserva de mesas, salas de reunião, armários e vagas de estacionamento. 63j5n

28 de fevereiro de 2023 - 12:55
Funcionários podem optar tanto pelo home office quanto pelo trabalho presencial. Foto: Divulgação

Funcionários podem optar tanto pelo home office quanto pelo trabalho presencial. Foto: Divulgação

A iFood, do aplicativo de entregas líder na América Latina, adotou a plataforma da Deskbee, um software brasileiro na nuvem focado na gestão de locais de trabalho, para organizar as rotinas de seus funcionários no modelo de trabalho híbrido.

Desde 2020, a companhia atua no formato híbrido remote first, ou seja, todos os 5 mil funcionários podem optar tanto pelo home office quanto pelo trabalho presencial, sem escalas nem exigência mínima para o presencial.

Com a ferramenta da Deskbee, a empresa recria no ambiente virtual a planta do seu espaço físico, permitindo a reservas de mesas, salas de reunião, armários e vagas de estacionamento.

Dentro da ferramenta, a iFood utiliza a função de reserva por ocupação. Nela, é possível liberar para reserva, por exemplo, apenas determinados andares do espaço físico da companhia.

Assim, a liberação dos andares seguintes é feita apenas depois que os primeiros atingem um determinado patamar de ocupação, ajudando na economia de luz e internet, que ficam desligadas nos andares bloqueados.

Todas as funções são integradas com um sistema de o, incluindo check-in e check-out automáticos.

Para Lucas Lopes, coordenador sênior de experiência no local de trabalho da iFood, a previsibilidade de ocupação dos espaços feita pela solução ajuda a garantir uma boa experiência de forma eficiente, sem desperdícios.

"A Deskbee nos fornece dados que nos ajudam a construir indicadores de property estratégicos, como ocupação média, custo operacional por ocupante, custos de energia e água por ocupante, entre outros. Com esses dados, é possível termos um gerencial que nos ajuda a tomar decisões estratégicas, tanto em operação quanto na gestão de real estate", explica Lopes.

Em outubro de 2022, a Ifood registrou em uma pesquisa de satisfação que 76% dos funcionários acreditam estar entregando resultados e contribuindo para o desenvolvimento do negócio mesmo fora do modelo presencial.

Há 12 anos no mercado, a iFood é de origem brasileira e está presente também no México e Colômbia. São mais de 60 milhões de pedidos por mês e mais de 270 mil restaurantes cadastrados na plataforma em 912 cidades.

A empresa conta com o investimento da Movile, líder global em marketplaces móveis, e da Just Eat, uma das maiores de pedidos on-line do mundo.

Sediada em Porto Alegre, a Deskbee atende também clientes como Nubank, Loggi, Creditas e Heineken, atuando em mais de 25 países com 380 mil colaboradores cadastrados na plataforma.

A empresa é produto de um reposicionamento no mercado (uma pivotagem, para quem gosta dos chavões de startups).

Inaugurado em 2013, o negócio inicialmente era um software para gestão operacional de facilities, sob o nome Desko. Os clientes eram prestadores de serviços como limpeza e manutenção. 

Em 2019, a startup foi relançada com uma solução voltada para a gestão de ambientes de trabalho híbrido, nos quais os funcionários muitas vezes não tem uma mesa pré-definida, mas reservam uma quando vão trabalhar presencialmente. 

Com a pandemia do coronavírus em 2020, a adoção em massa de home office e a posterior volta gradual aos escritórios, a demanda por soluções como a Deskbee explodiu. De lá para cá, a companhia saltou de 20 clientes para cerca de 400. 

Leia mais 59b1u

DELIVERY

Cade limita contratos de exclusividade da iFood 5q1d4b

Há 834 dias
MUDANÇA

99Food encerra delivery de comida x49q

Há 868 dias
ADIÓS

iFood encerra operação na Colômbia 4630b

Há 942 dias
ENTREGAS

Alelo aposta em concorrente para o iFood 1oh13

TRABALHO

iFood projeta “CLT light” para entregador 3b3257

DELIVERY

Prosus compra 33% do iFood 256o3