
Instalações da IBM em Haifa, Israel
A IBM anunciou a abertura de um laboratório de pesquisa no Brasil nesta terça-feira, 08.
Em nota, a multinacional informa que o novo laboratório iniciará suas operações imediatamente nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A empresa planeja que esse laboratório tenha mais de 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. Ao todo, a companhia emprega 3 mil profissionais em instalações do tipo ao redor do mundo.
O texto não esclarece o destino final da operação, afirmando a apenas que a empresa “trabalhará com os governos locais para determinar onde serão as futuras instalações”.
A multinacional tem hoje nove centros de pesquisa, localizados nos Estados Unidos, China, Índia, Israel, Índia, Japão e Suíça.
O centro brasileiro é também o primeiro da América do Sul e o primeiro que a IBM abre em 12 anos.
“A abundância de recursos naturais e talentos técnicos no Brasil representa oportunidades únicas para pesquisar e solucionar questões cada vez mais críticas”, comenta John E. Kelly III, vice presidente senior da IBM e diretor do IBM Research, destacando as oportunidades de colaboração junto a universidades, organizações governamentais e empresas no Brasil e por toda América Latina.
A pesquisa a ser conduzida no Brasil irá focar inicialmente em descoberta, exploração e logística ligada a recursos naturais nas áreas de petróleo e gás, dispositivos inteligentes para semicondutores e sistemas humanos inteligentes, com ênfase em eventos de larga escala, focando a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Em um segundo momento, outras áreas de possíveis pesquisas nesse laboratório poderão incluir sistemas de transporte, saúde e agricultura, assim como as tecnologias de informação necessárias para dar e a estas indústrias (incluindo supercomputação).
“A decisão da empresa é conseqüência de um esforço continuado na formação de recursos humanos qualificados e no fomento às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, acredita o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.