.png?w=730)
Mariana Lemos, nova head de comunicação da IBM Brasil (Foto: LinkedIn)
Mariana Lemos acaba de assumir o cargo de head de marketing e comunicações na IBM Brasil após a companhia integrar as áreas de comunicação e marketing em todo o mundo, conforme aponta o site Meio & Mensagem.
Marcelo Trevisani, que havia assumido em 2020 como Chief Marketing Officer (CMO) da IBM Brasil, agora deixa a empresa.
Lemos está na Big Blue desde abril, antes da integração, quando entrou para assumir como head de comunicação. Anteriormente, era gerente de marketing e comunicações da DXC Technology para a América Latina.
Desde 2011 em atuação, Lemos já ou pela Unisys, onde teve sua primeira experiência liderando a região latino-americana. Na empresa, foi gerente de comunicação sênior ao longo de quase dois anos.
Além disso, foi coordenadora de comunicação institucional, digital e branding na Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, em São Paulo.
Na agência de comunicação InPress Porter Novelli, Lemos trabalhou com a IBM, como gerente de relações públicas e líder de projetos especiais durante pouco mais de três anos.
Neste período, a executiva organizava campanhas para atingir o público-alvo da multinacional e acelerar oportunidades, além de lidar com stakeholders das áreas de TI, saúde, educação e agricultura.
Lemos também promoveu iniciativas com influenciadores, analistas de mercado e com a imprensa para educar empresas brasileiras sobre a aplicação correta de inteligência artificial e divulgar temas como nuvem e computação quântica.
Antes disso, a especialista em comunicação atuou no segmento de relações públicas da Ingram Micro, reando temas estratégicos a stakeholders diretos e indiretos como forma de consolidar a imagem da empresa no mercado de TI.
No início de sua carreira, também foi consultora de relações públicas da Atos, no Grupo CDI, e gerente de marketing e parcerias na startup Canal do Crédito.
Suas credenciais acadêmicas incluem um bacharelado em relações públicas pela Faculdade Cásper Líbero, mestrado em istração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em antropologia urbana pela Universidade de São Paulo (USP).
Fundada em 1911 e baseada em Nova York, nos Estados Unidos, a IBM possui mais de 400 mil funcionários em mais de 170 países.
A companhia encerrou o terceiro trimestre de 2022 com receita de US$ 14,1 bilhões, alta de 15% em comparação com o período diretamente anterior, segundo a Exame.