STARTUP

Healfies: rede social para saúde 8e

Até janeiro, a expectativa da empresa é contar com 50 mil usuários cadastrados. o1x3i

02 de dezembro de 2015 - 14:10
Felipe Broering e Helyson Velasco, sócios da Healfies. Foto: Divulgação.

Felipe Broering e Helyson Velasco, sócios da Healfies. Foto: Divulgação.

Foi lançada simultaneamente no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos a Healfies, uma rede social focada em acompanhamento de saúde. Até janeiro, a expectativa da empresa é contar com 50 mil usuários cadastrados.

Na rede, os usuários podem armazenar seu histórico médico, físico e alimentar. Além de ada via navegadores, a ferramenta também está disponível em aplicativos para iOS e Android. 

O Healfies possibilita ao usuário manter sua própria timeline de saúde, em que pode armazenar, por exemplo, notas sobre o uso de medicamentos, exames (laboratoriais e de imagem), atividades físicas, prescrições, dieta, além de gerenciar suas consultas médicas.

A ferramenta possibilita também que o usuário compartilhe informações com médicos e outros profissionais responsáveis pela sua saúde (como dentistas, fisioterapeutas e personal trainers) e familiares; e interaja com eles por meio da rede social.

Os dados podem ser compartilhados inclusive com pessoas que não cadastradas no Healfies. Para isso, o usuário deverá disponibilizar uma chave segura de o por e-mail para o às informações.

Em 2016, Helyson Velasco, fundador e CEO da Healfies, espera que a rede alcance mais de 1 milhão de usuários. A estratégia para atrair profissionais de saúde e pacientes para o site é firmar parcerias com organizações como clínicas médicas.

Velasco tem experiência na área de saúde: atuou na Pixeon Medical Systems de 2009 a 2013. Seu sócio, Felipe Broering, também trabalhou na mesma empresa de 2007 e 2014, além de ter ado pela Chaordic no último ano.

“Atualmente há oito clinicas realizando o processo de início do uso da ferramenta. Com isso, garantimos o aumento dos usuários e a presença de profissionais de saúde, que devem ficar em cerca de 10% do número de cadastrados, nível que vemos hoje com as 1 mil pessoas já cadastradas”, afirma Velasco.

Com a integração da clínica e registro dos pacientes na rede, será possível fazer o envio de exames pelo site, sem a necessidade do usuário ir buscar os resultados, por exemplo.

Os profissionais da área que se registrarem na rede contarão com um selo especial. No futuro, a ideia é criar novas formas de conectar usuários e médicos. 

Quando o Healfies contar com o número de usuários esperado, o plano é monetizar a ferramenta na área de big data, a partir da coleta de dados que poderá ser feita com as informações registradas no sistema.

“Sem o Healfies, as informações médicas ficam distribuídas em fichas de papel, sistemas de prontuário, carteiras de vacinação e exames de imagem e laboratoriais. Os dados ficam espalhadas em diversos hospitais, clínicas, consultórios ou em pastas no fundo de alguma gaveta”, comenta Velasco.

Apesar do segmento de bem-estar e saúde estar em alta no mercado de apps, Velasco acredita que o problema da fragmentação das informações de saúde não é tão explorado.

“O que existe são sistemas de controle para hospitais, de agendamento de consultas ou registro de planos de alimentação e exercício, mas não há uma rede em que todas as informações relacionadas à saúde podem ser concentradas”, completa.

Fundada no Brasil, a Healfies já conta também com operações na Argentina e nos Estados Unidos. O lançamento aconteceu em três países com a intenção de espalhar a rede mais facilmente e comprovar seu funcionamento em diferentes culturas e estilos de sistemas de saúde.

A Healfies faz parte do Programa Nacional de Aceleração de Startups (StartUp Brasil) e é uma das startups aceleradas pela gaúcha WOW. 

Leia mais 59b1u

CLOUD CORPORATIVA

Oi investe em serviços para saúde 536k25

Há 3554 dias
RASTREABILIDADE

Axway e Nexxera miram saúde qh15

Há 3541 dias
SEBRAE

Startups tem pitch no Vale do Silício 4l3025

Há 3534 dias
ACELERAÇÃO

Pfizer premia startups de saúde 6c6d2l

HBSIS

União Saúde adota HB.Prever 1a535e

HIMSS

Conferência aborda TI na saúde 6i5u2z