
Foto: Márcio Ferreira/Ministério dos Transportes.
A Prefeitura de Uruguaiana, município gaúcho que faz fronteira com a Argentina, ainda sofre os impactos de um ataque de ransomware ocorrido no último dia 25 de novembro, quando hackers sequestraram e criptografaram arquivos locais de diversas secretarias.
Os cibercriminosos exigiram um resgate de US$ 10 mil em criptomoedas, o equivalente a cerca de R$ 60 mil, para liberar os documentos.
Na ocasião, o município registrou um boletim de ocorrência e informou ter procurado empresas especializadas na recuperação de dados. Até o momento, a complexidade do ataque tem dificultado a recuperação dos arquivos.
Em comunicado, o Executivo afirmou que, apesar dos arquivos locais terem sido afetados, não haverá impacto em serviços como a folha de pagamento dos servidores, emissão de notas fiscais e pagamento a credores.
Até o momento, não foram divulgadas maiores informações sobre o ocorrido.
A cidade de Uruguaiana está localizada no extremo oeste do Rio Grande do Sul, a 633 km da capital, Porto Alegre.
O município faz fronteira com a Argentina e é considerado um ponto estratégico para o comércio internacional devido ao intenso trânsito de mercadorias entre os países.
Com mais de 117 mil habitantes, segundo o censo de 2022, Uruguaiana tem sua economia voltada para o comércio internacional, o agronegócio e o turismo.