.jpg?w=730)
Foto: Cacio Murilo/MTur.
A Secretaria de istração do Governo da Paraíba contratou a Minsait, empresa de consultoria de TI do grupo espanhol Indra, para criar uma ferramenta que concentre as informações oriundas dos órgãos de istração direta e indireta do estado.
Batizado de Rede PBDigital, o projeto é liderado pela Diretoria de Modernização da Gestão (Demog) da pasta e tem por objetivo aumentar a agilidade e eficiência dos processos istrativos em busca de uma melhor experiência do usuário para os cidadãos.
Dividida em três módulos, a solução contemplará a construção da carta de serviços e apoiará a qualificação de cada um.
Em um primeiro momento, a ferramenta proporcionará uma visão geral do nível de evolução digital da Paraíba, classificando serviços íveis ou não de transformação, em busca de facilitar as atividades da gestão.
Já o segundo módulo possibilitará o cadastro do plano de transformação digital, contendo informações como objetivos e estratégias de transformação e monitoramento.
Os serviços íveis de mudanças poderão ser associados ao plano e à evolução do processo, acompanhados por meio do terceiro módulo.
Este último é composto por um dashboard que possibilita a consulta a dados como quantidade de serviços oferecidos, tipos de atendimento realizados, qualificação de serviços e status da evolução da transformação operada em cada órgão.
Entre outras prioridades do projeto estão o fomento à inovação e capacitação e a inclusão digital da população regional.
Nesse sentido, a Rede PBDigital pretende incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio do fomento a startups, companhias de tecnologia e projetos de pesquisa e desenvolvimento.
A Minsait faz parte da Indra, que está no Brasil desde 1996. O grupo conta com mais de 8,5 mil profissionais e escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros.
Em 2019, a empresa já havia sido responsável pelo desenvolvimento de um projeto que buscou desburocratizar e agilizar processos na Controladoria Geral da Paraíba, criando o Sistema Integrado de Avaliação de Conformidade (SISAC).
Globalmente, a Indra fechou o ano fiscal de 2022 com receita de € 3,851 milhões e quase 57 mil colaboradores distribuídos em 46 países, além de operações comerciais em mais de 140.