A energia elétrica é responsável por 12% dos gastos de um data center, indica um estudo do Gartner.
Conforme a consultoria, este é também o custo que mais cresce nestes ambientes, o que requer uma postura de maior planejamento por parte dos CIOs.
Como tendência, a empresa prevê que em 2015 cerca de 80% dos data centers de grande porte de todo o planeta irão usar o conceito de PUE (Power Utilization Efficincy), métrica para análise de consumo da energia elétrica criada pelo Green Grid.
Porém, segundo o vice-presidente de Pesquisas do Gartner, Rakesh Kumar, as ferramentas para medição do consumo de energia só serão eficientes se utilizadas em conjunto com ações focadas no uso otimizado e econômico deste recurso.
E para alcançar este tipo de uso o analista recomenda atenção a itens como o prédio onde se instala o data center, a rede elétrica, o hardware de TI utilizado, os racks e as máquinas virtuais.
Conforme o relatório do Gartner, nos próximos dois anos as vendas mundiais de servidores crescerão 5%, o que irá agravar a situação do consumo de energia nestes ambientes em todo o mundo. Portanto, segundo a consultoria, iniciar agora as ações focadas na otimização dos centros de dados pode ser a única forma de evitar panes.