Gartner: CIO, prepare-se para segunda crise 1tq4w

Em 2008, a maioria dos CIOs foram perdoados por estarem despreparados para lidar com a recessão global. Isso, porém, não acontecerá em uma nova desaceleração, prevista para ocorrer nos próximos 12 a 18 meses, segundo previsão do Gartner. 3g4s33

08 de julho de 2010 - 16:52
Gartner: CIO, prepare-se para segunda crise

Em 2008, a maioria dos CIOs foram perdoados por estarem despreparados para lidar com a recessão global. Isso, porém, não acontecerá em uma nova desaceleração, prevista para ocorrer nos próximos 12 a 18 meses, segundo previsão do Gartner.

Conforme a consultoria, em maio de 2010 as dúvidas dos investidores sobre a saúde da economia global voltou aos mercados de capitais de todo o mundo. A possibilidade de uma nova crise nasce principalmente a partir de países devedores de empréstimos maciços, altas taxas de desemprego e preços da habitação deprimidos.

Com a confiança dos investidores abalada, uma recessão ou ao menos um período de muito fraco crescimento da economia global se avizinha e, de acordo com o Gartner, os CIOs precisam começar desde já a prepararem planos para enfrentarem o tempo das vacas magras.

A consultoria recomenda “aumentar os atuais planos de curto prazo” e “planejar uma outra diminuição de negócios".

Entretanto, segundo Ken McGee, vice-presidente do Gartner, nada disso ainda foi pensado pela maioria dos CIOs.

“Os CIOs estão numa posição privilegiada para enfrentar uma segunda recessão econômica, se planejarem adequadamente. Com as dúvidas geradas pela última crise, os CIOs em 2010 têm vantagem sobre seus antecessores. Pela primeira vez na história da indústria de TI, mais de 90% dos gestores possuem extremamente recente experiência prática em lidar com a recessão”, afirma McGee.

Segundo ele, serão medidas-chave para os próximos 12-18 meses:

- Sugira aos executivos de sua empresa definirem agora diretrizes de negócios em resposta a uma possível recessão, antes que os mercados de capitais, clientes, fornecedores e credores iniciem o pânico das más notícias econômicas.
 
- Concentre-se no atual ano fiscal. Trabalhe com os executivos para determinar quais projetos previstos de TI podem ser aprovados no âmbito do orçamento atual e quais podem ser adiados ou anulados.

- Também foque o próximo ano fiscal - determine quais projetos de 2011 são relativamente dispensáveis e, portanto, podem ser adiados. Esta avaliação deve incluir posições contratuais que podem existir ou surgir com fornecedores de TI para hardware, software e serviços.
 
- Comece a preparar seus orçamentos de 2011, adotando o orçamento base zero para projetos do ano que vem.

Detalhes adicionais do relatório do Gartner podem ser conferidos pelo link abaixo.

Leia mais 59b1u

Gartner: segurança cairá até 6% no budget de TI 4e6q55

Há 5453 dias

Gartner aponta SAP como líder em BI 3ai4z

Gartner: Conferência Outsourcing em SP 6zy4c

Gartner: BI foi mais forte que a crise 261f1w

BPM é destaque em conferência do Gartner 2c6o5v

Gartner: virtualização é prioridade nº 1 3t4l33

Gartner: segurança é um problema de gestão 5124q

Sul puxa expansão do Gartner Brasil 4an6y