.png?w=730)
Novos rumos para a Ceitec. Foto: Agência Senado.
Augusto Cesar Gadelha Vieira, um quadro técnico de confiança do PT, é o novo liquidante da Ceitec, estatal federal de chips instalada em Porto Alegre.
Gadelha foi secretário de Política de Informática e diretor no Datasus durante os governos de Lula.
Cedido ao Ministério de Ciência e Tecnologia, ele é diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC) desde 2015.
Apesar do nome do cargo, a tarefa de Gadelha não é liquidar a Ceitec, pelo contrário.
A nomeação é uma forma do governo federal ganhar tempo, enquanto um comitê com representantes de seis ministérios discute a melhor maneira de reverter a decisão do governo Bolsonaro de fechar a Ceitec.
O prazo para a apresentação de resultados dos estudos e projetos sobre a empresa é de 120 dias, prorrogável por tempo determinado.
Vieira foi nomeado por seis meses e substitui o oficial da reserva da Marinha Abílio Eustáquio de Andrade Neto.
No currículo, tem pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Stanford (EUA), além de mestrado em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ).
A nomeação de Viera foi saudada pela Associação dos Colaboradores da Ceitec (ACCEITEC).
“O clima organizacional já deve melhorar. Devem ser feitas substituições quando o professor assumir, devem vir servidores de carreira para atuar na empresa”, disse ao jornal gaúcho Zero Hora Silvio Luis Santos Júnior, presidente da associação.