SEGURANÇA

Fundação CASA: proteção de dados com Forcepoint 5q2a6g

Projeto implementado pela Brasoftware reduziu o número de alertas falsos de ciberataques. 6132x

18 de outubro de 2022 - 15:23
A instituição já havia implantado soluções Veritas com a Brasoftware (Foto: Divulgação)

A instituição já havia implantado soluções Veritas com a Brasoftware (Foto: Divulgação)

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de São Paulo (Fundação CASA/SP), implementou a solução de Data Loss Prevention (DLP) da Forcepoint em um projeto liderado pela Brasoftware, uma das maiores integradoras de TI do país.

A ferramenta, que oferece proteção unificada de dados e IPs, funciona de forma híbrida e multinuvem, realizando o monitoramento on-premise no servidor de arquivos e o que é replicado para a nuvem por meio das políticas de segurança definidas pela equipe de TI da instituição.

Agora, a Fundação CASA terá o a análises preditivas contra possíveis ataques de ransomware, antispam e hacker, diante dos quais as máquinas são bloqueadas para o isolamento da ameaça de rede.

A instituição também poderá mapear e classificar seus dados, bem como receber alertas e notificações do monitoramento, que de acordo com Marcelo Saburo, diretor regional da Forcepoint Brasil, confere maior velocidade na análise de artefatos maliciosos.

Assim, é possível isolar o problema sem impactar as operações da instituição, além de otimizar o tempo dos analistas e gerar relatórios para tomada de decisões.

Segundo a Fundação CASA, o resultado registrado tem sido a redução do número de falsos positivos e maior controle da informação.

“Todo o ‘machine learning’ que há por trás da solução é como um canivete suíço para nós, que dispomos de uma equipe enxuta na área, e o papel de autodiagnóstico da ferramenta tem sido muito efetivo em toda a infraestrutura da instituição”, afirma Julio Signorini, CIO da Fundação CASA/SP.

Em 2021, a Brasoftware já havia realizado um projeto com a instituição para a implementação de soluções da Veritas, com foco na gestão de proteção dos dados da instituição.

Desde então, a quantidade de dispositivos que operam na rede da Fundação ou de 4,5 mil para quase 11 mil, além de agora registrar cerca de 1 mil funcionários em home office, com expectativa de que o número chegue a três mil até o final deste ano.

“Hoje temos um panorama muito abrangente de todo dado armazenado e conseguimos ter um mapa de risco, visto que as informações do adolescente estão debaixo de legislação e há impactos sobre a forma como ele é tratado”, completa Signorini.

Até 2006 conhecida como Febem, a Fundação CASA presta anualmente assistência a cerca de 19,5 mil jovens entre 12 a 21 anos incompletos em todo o estado de São Paulo, executando as medidas socioeducativas de restrição.

Atualmente, a instituição conta com mais de 10 mil colaboradores.

Fundada em 1987 e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a Brasoftware trabalha com uma longa lista de fornecedores, incluindo Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Broadcom, Arcserve, Corel, ForcePoint, Kaspersky, McAfee, PaloAlto, Snow, Veeam, Veritas, VMware, entre outras.

Em 2020, a companhia obteve o faturamento de R$ 1,9 bilhão, uma alta de 34% frente aos resultados de 2019.

A Forcepoint é resultado da compra da Websense e da Stonesoft, uma empresa da Intel, por parte da divisão de cibersegurança da gigante de defesa americana Raytheon.

No Brasil, a companhia começou o trabalho com uma base consolidada de clientes a partir das empresas atendidas pela Websense, que já tinha presença no país, e o ecossistema de canais Intel, que vendia Stonesoft no Brasil.

O portfólio da Forcepoint reúne sistemas que, além de protegerem a rede de ameaças externas, monitoram o comportamento dos funcionários para avaliar riscos de falhas, como abertura de e-mails com vírus, ou ações mal-intencionadas, como roubo de informações.

Leia mais 59b1u

BACKUP

Fundação CASA: gestão de dados com Veritas 5259

Há 1332 dias
COMANDO

Forcepoint tem novo country manager 4w5i4q

Há 1040 dias
CIBERSEGURANÇA

Fellipe Canale não está mais na Forcepoint f6b72

Há 1115 dias
BOMBOU

Brasoftware: alta de 50% em 2021 4t6a1a

NUVEM

Brasoftware fatura R$ 1,9 bilhão, cresce 34% 5v1a60

REUNIÕES

ANTT instala Microsoft Teams com Brasoftware g5s8

EDUCAÇÃO

PASB implanta Adobe Sign com Brasoftware 1n2c5e