
É preciso fazer alguns malabarismos para trabalhar em duas empresas ao mesmo tempo. Foto: flickr.com/photos/hernanpc/
Tem gente aproveitando o home office para trabalhar em dois empregos ao mesmo tempo, sem contar para os seus empregadores, pelo menos nos Estados Unidos.
O The Wall Street Journal, maior jornal de economia do país, traz uma matéria com seis casos confirmados de empregados que estão fazendo “jornada dupla”, entre eles um engenheiro de software e um cientista de dados.
O jornal conferiu cartas, contratos de empregos, contracheques e e-mails corporativos para confirmar que as pessoas tinham realmente dois empregadores simultaneamente.
Os funcionários disseram que não trabalham mais do que 40 horas por semana, mesmo tendo dois trabalhos.
A situação envolve um boa medida de jogo de cintura. Um dos funcionários disse que ele inclusive participa de duas reuniões ao mesmo tempo, uma no computador e outra no celular.
Se acontecer de ter que falar nas duas ao mesmo tempo, o funcionário diz que sai de uma delas, alegando problemas de conexão.
Um outro funcionário disse que dava aulas num curso online de programação, ao mesmo tempo que trabalhava em outra empresa.
Outro ainda disse que evita participar de reuniões, ficando disponível no Slack a maior parte do tempo (em muitas empresas, o canal de comunicação já é a principal forma de interação).
A situação tem lá as suas tensões.
“Todos os dias eu acordo pensando que esse vai ser o dia em que vão me pegar”, disse o engenheiro de software ao WSJ.
De acordo com o The Journal, a prática não é contrária às leis americanas, mas pode ser motivo de demissão, dependendo das regras do contrato assinado pelo colaborador.
Já existe também pelo menos um site falando abertamente da prática no setor de tecnologia nos Estados Unidos, chamado Overemployed.
O autor, que permanece anônimo por motivos óbvios, conta que começou a procurar emprego em 2020, temendo ser demitido da empresa de tecnologia na qual trabalhava em São Francisco.
No final, ele encontrou uma outra posição antes da temida demissão. Em vez de pedir demissão na primeira empresa, ele simplesmente seguiu trabalhando normalmente.
"Incrivelmente, eu consigo manter dois empregos simultâneos trabalhando em dois empregos ao mesmo tempo", resume o autor.
O site traz conselhos práticos para quem quiser tentar, incluindo como istrar o Linkedin.